A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DO DISCENTE DA EAD

  • Waghma Fabiana Borges Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Reila Márcia Borges Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT/Campus de Pontal do Araguaia.
  • Valdivina Vilela Bueno Pagel Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Solange Auxiliadora Cintra de Alcântara Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thiago Silva Garcia Duarte Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar o processo de avaliação institucional e sua dimensão na prática pedagógica desenvolvida no âmbito do curso de Pedagogia sob o olhar dos discentes. Partindo do princípio de que a avaliação compreendida como apreensão da qualidade do curso de Pedagogia no contexto da realidade institucional, no sentido de uma formação consciente e responsável. A metodologia utilizada para a obtenção de informações foi à disponibilidade aos discentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) um questionário avaliativo em cada disciplina e em todos os semestres do curso. A análise desses dados tem caráter qualitativo e quantitativo, que desvelam possibilidades de ações posteriores capazes de realizar transformações didático-pedagógicas e consequentemente a qualidade na formação do futuro pedagogo. Essa prática de avaliação vem explicitando as dimensões e indicadores das condições de melhoria do curso por parte dos discentes.

Biografia do Autor

Waghma Fabiana Borges Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação, Especialista em Inovações Tecnológicas na Educação e Graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora do Ensino Superior na área de Computação Educacional, atualmente exercendo a função de Coordenadora de Curso de Pedagogia vinculado à Diretoria de Gestão de Educação a distância da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Reila Márcia Borges Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT/Campus de Pontal do Araguaia.

Doutora em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT/Campus de Tangará da Serra, com estágio sanduíche na Universidade de Aveiro em Portugal.  Mestre em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT/Campus de Tangará da Serra. Especialista em Inovações Tecnológicas na Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT/Campus de Colider. Especialista em Fundamentos da Educação, Didática e Docência do Ensino Superior-UNIVAG/Várzea Grande. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT/Campus de Pontal do Araguaia. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

Valdivina Vilela Bueno Pagel, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela UFMT e mestrado em Educação pela UNEMAT. Atualmente é Técnica de Nível Superior, na área de Pedagogia na UNEMAT, lotada na Pró-reitoria de Ensino de Graduação- PROEG, vinculada a Diretoria de Gestão de Avaliação Institucional e Regulação da Educação Superior. Possui experiência na organização político-pedagógica de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, estruturação e reestruturação de PCCs, autorização e criação de cursos, e reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. E-mail: divapagel@gmail.com

 

Solange Auxiliadora Cintra de Alcântara, Universidade do Estado de Mato Grosso

 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres (1993) e Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2005). Atualmente é agente universitário na Pró-reitoria de Ensino de Graduação e também atua como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia da Diretoria de Gestão de Educação a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância e Educação Básica.

Thiago Silva Garcia Duarte, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e especializando em Ensino a Distância. Atualmente é Tutor e Técnico de Operação de Tecnologia da Informação na Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Licenciatura em Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Educação a Distância, Informática e Tecnologia na Educação e Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público.

Publicado
2018-11-23