A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Reflete-se sobre a formação matemática de alunos concluintes do curso de Pedagogia, habilitados como docentes para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como apoio os resultados apresentados nas teses e dissertações defendidas no período de 2004 a 2014 cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Apresenta-se, ainda, uma pesquisa de campo, com cunho quanti-qualitativa que investigou possíveis relações entre o desempenho de alunos concluintes do curso de Pedagogia e de alunos do quinto ano ao resolverem questões de Matemática referentes ao conteúdo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para coleta dos dados utilizou-se uma prova de Matemática aplicada a alunos do quinto ano (278), e a concluintes do curso de Pedagogia (18). Tanto a pesquisa bibliográfica quanto a de campo revelam que há lacunas na formação inicial dos Pedagogos no que tange aos conhecimentos matemáticos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).