PROPOSIÇÃO DE UM RECONTO DE “OS TRÊS PORQUINHOS” PARA A ABORDAGEM DA QUÍMICA COM CRIANÇAS

Palavras-chave: Alfabetização científica. Ensino de Ciências. História infantil. Experimentação.

Resumo

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a utilização de histórias e contos infantis para contribuir com a alfabetização das crianças é comum nas escolas e o currículo prevê o desenvolvimento de habilidades que abrangem conhecimentos químicos na área de ciências da natureza. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor um reconto de “Os três porquinhos”, história mundialmente conhecida, a partir da análise de bifurcações da narrativa e proposição de atividades experimentais que possibilitem a abordagem sobre materiais e suas propriedades de forma investigativa. A proposta do reconto foi avaliada por professoras dos anos iniciais por meio de questionários. Destaca-se que o uso do reconto em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de ciências e introduzir o estudo da química para crianças do ensino fundamental, além de possibilitar a interdisciplinaridade e o uso de metodologias investigativas.

Biografia do Autor

Gabrielle Anália Cristiano, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos – campus Araras (UFSCar). Atualmente é Coordenadora de laboratório e vendedora técnica.

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). É professora e pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras-SP.

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Publicado
2024-08-12