LEGISLAÇÃO ACERCA DA EAD NO BRASIL: PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PEDAGOGOS

  • Ana Paula Soares UNINTER
  • Luana Priscila Wunsch Universidade Federal de Pelotas -UFPel
  • Kelen dos Santos Junges Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Resumo

As informações apresentadas no presente artigo integram uma pesquisa realizada em colaboração com professores de duas instituições de Educação Superior do Estado do Paraná, em seus projetos acerca da formação docente no Brasil. Com o objetivo de analisar as transformações nas principais bases formativas em âmbito inicial do curso de Pedagogia, especificamente na modalidade a distância, pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9394/1996 até as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de 2015, são expostos, por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, dados analisados a partir de duas revisões sistemáticas: (i) literárias e (ii) documental/legislativa. Perante esse cenário, os resultados detalham uma discussão que vai além do caráter jurídico, mostrando a relevância da pesquisa para a geração de oportunidades e oferta aos universitários de uma prática mais significativa às suas especificidades e à realidade da sociedade atual.

Biografia do Autor

Luana Priscila Wunsch, Universidade Federal de Pelotas -UFPel

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER.

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFIUV, 1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG, 2005) e é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013). Bolsista Capes no Programa Intercalar de Doutoramento da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (IEUL, 2011). Atualmente é Professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de União da Vitória; Diretora do Centro de Áreas das Ciências Humanas e da Educação da Unespar - Campus União da Vitória; membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE) da Unespar - Campus de União da Vitória; Coordenadora de Área do PIBID, subprojeto do Curso de Pedagogia da Unespar - Campus de União da Vitória. Tem experiência na Educação Básica, Educação Superior, Formação de Professores e Gestão Escolar, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino, prática pedagógica e formação de professores.

Publicado
2018-11-23