LEGISLAÇÃO ACERCA DA EAD NO BRASIL: PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PEDAGOGOS
Resumo
As informações apresentadas no presente artigo integram uma pesquisa realizada em colaboração com professores de duas instituições de Educação Superior do Estado do Paraná, em seus projetos acerca da formação docente no Brasil. Com o objetivo de analisar as transformações nas principais bases formativas em âmbito inicial do curso de Pedagogia, especificamente na modalidade a distância, pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9394/1996 até as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de 2015, são expostos, por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, dados analisados a partir de duas revisões sistemáticas: (i) literárias e (ii) documental/legislativa. Perante esse cenário, os resultados detalham uma discussão que vai além do caráter jurídico, mostrando a relevância da pesquisa para a geração de oportunidades e oferta aos universitários de uma prática mais significativa às suas especificidades e à realidade da sociedade atual.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).