UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: CONCEPÇÕES E PESQUISA
Resumo
A educação superior é descrita como locus da produção do conhecimento, principalmente nos Programas de Pós-graduação stricto sensu. Neste contexto, um dos desafios a serem enfrentados diz respeito a pesquisa no cenário da educação superior. Este artigo tem como objetivo analisar a universidade comunitária em suas concepções e no aporte da pesquisa. O estudo dedica-se ao acompanhamento da pesquisa em uma universidade comunitária, mas especificamente, na Universidade de Passo Fundo (UPF), situada no norte do estado do Rio Grande do Sul. Para realizá-lo, utilizou-se de fontes bibliográficas, dados institucionais e entrevistas com gestores institucionais. Os encaminhamentos conclusivos resgatam os avanços e desafios desse estudo, sinalizando as questões que envolvem a universidade comunitária e a pesquisa.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).