UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: CONCEPÇÕES E PESQUISA

  • Luciane Spanhol Bordignon Universidade de Passo Fundo - UPF

Resumo

A educação superior é descrita como locus da produção do conhecimento, principalmente nos Programas de Pós-graduação stricto sensu. Neste contexto, um dos desafios a serem enfrentados diz respeito a pesquisa no cenário da educação superior.  Este artigo tem como objetivo analisar a universidade comunitária em suas concepções e no aporte da pesquisa.  O estudo dedica-se ao acompanhamento da pesquisa em uma universidade comunitária, mas especificamente, na Universidade de Passo Fundo (UPF), situada no norte do estado do Rio Grande do Sul. Para realizá-lo, utilizou-se de fontes bibliográficas, dados institucionais e entrevistas com gestores institucionais.  Os encaminhamentos conclusivos resgatam os avanços e desafios desse estudo, sinalizando as questões que envolvem a universidade comunitária e a pesquisa.

Biografia do Autor

Luciane Spanhol Bordignon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU/UPF e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Gestão da Educação (GPEPGE), da FAED/UPF.

Publicado
2018-11-23