MULHERES INDÍGENAS E MÍDIAS SOCIAIS: UMA ABORDAGEM INTERSECCIONAL

Palavras-chave: Mulheres Indígenas. Interseccionalidade. Mídias digitais.

Resumo

O presente artigo discute a relevância do pensamento interseccional na desconstrução de estereótipos sobre a imagem da mulher indígena e sobre os povos indígenas nas mídias sociais, bem como discorre sobre de que modo a presença do discurso indígena feminino é crucial na luta contra as problemáticas vivenciadas por mulheres indígenas. Os resultados apontam que os discursos de mulheres indígenas são importantes para que elas sejam compreendidas e atendidas conforme a realidade em que se encontram, de tal forma que se leve em consideração a aplicação do termo interseccionalidade, uma vez que a realidade social e cultural de cada grupo se difere da outra.

Biografia do Autor

Kamily Pantoja, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOMS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela  em 2022. Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022).

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Publicado
2023-12-21