RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO, FINANCEIRO E DE ATIVIDADES COM O IGC DAS IES DO SISTEMA ACAFE
Resumo
O presente estudo analisa a relação entre o desempenho econômico, financeiro e de atividades com o IGC das instituições de ensino superior em Santa Catarina e associadas ao Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). O objetivo do estudo é identificar se existe relação entre o desempenho econômico, financeiro e de atividades das fundações do segmento de ensino superior através de seus indicadores de liquidez, endividamento e de atividade com o seu IGC como índice de qualidade do ensino. A presente pesquisa é descritiva, os dados foram coletados através dos demonstrativos financeiros e da relação oficial do IGC, de 15 instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Para realizar a análise foi utilizada estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram que existe uma fraca relação entre o desempenho financeiro, econômico e de atividades das instituições e a qualidade do ensino, representado pelo IGC, seja esta relação positiva ou negativa, o que leva a concluir que instituições de ensino com melhor índice de qualidade não necessariamente são as que possuem os melhores índices econômicos, financeiros e de atividades, demonstrando com isso que a qualidade de ensino deve estar mais ligada a aspectos qualitativos do que em aspectos quantitativos, neste caso, financeiros e econômicos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).