ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE NO BRASIL E NO MUNDO: DO PREDOMÍNIO DA IGREJA AO INÍCIO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

  • Egeslaine de Nez Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

Dentre as preocupações e temas recorrentes ao longo da história da educação e da universidade, estão as constantes transformações que tanto a sociedade em geral, como as próprias universidades sofreram. A universidade foi chamada a oferecer respostas a muitas questões e tornou-se uma referência permanente para a humanidade, notadamente no que se refere ao conhecimento e a ciência, mas também em relação às questões que dizem respeito à existência e até mesmo ao sentido da vida humana. Este artigo tem como objetivo compreender e desenhar a história do nascimento da universidade, com ênfase no predomínio da igreja, que foi o modelo de universidade historicamente construído no Brasil e no mundo, chegando ao início do processo de democratização do acesso brasileiro. Neste texto procura-se tecer considerações sobre este tema, no sentido de oferecer uma reflexão a partir dos seus antecedentes históricos, apresentando um recorte até o fim da década de 60. A relevância científica desse artigo é a possibilidade de pensar a universidade que os tempos de hoje estão a exigir, sendo considerada um importante patrimônio social, que se caracteriza pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Considera-se, finalmente, que a universidade foi um agente constitutivo de um processo estratégico de construção de uma identidade social e de um determinado projeto de nação. Nesse sentido, não é tão somente uma instituição social, mas também um bem público a serviço da sociedade e que se reafirma por sua capacidade de representação cultural, científica e intelectual.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado
2018-11-23