TRANSPARÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES: MODELO DINÂMICO PARA PESQUISA EMPÍRICA

Palavras-chave: Transparência. Organizações. Estratégia.

Resumo

Este ensaio apresenta proposta de modelo dinâmico para pesquisa empírica da transparência em organizações públicas e privadas. Parte da hipótese de que situações de conflito e com tempo finito para a tomada de decisão são mais reveladoras da transparência do que situações de normalidade organizacional e, por conta disso, o modelo pode complementar os que usam parâmetros e indicadores estáticos e genéricos.  Elaborado a partir de estudos empíricos sobre o comportamento de organizações durante a construção de barragens no Brasil, propõe que a observação direta dos elementos que compõem a estratégia da organização, de sua estratégia de transparência e da variação de suas formas de transparência em torno de determinadas temáticas, cotejadas com as demandas efetivas de transparência dos demais atores interessados na decisão, pode responder de forma mais robusta o quanto e em que situações uma organização é mais ou menos transparente.

Biografia do Autor

Carlos Locatelli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutorado em Comunicação (UFBA). Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). Mestre em Economia (UFSC). Graduado em Jornalismo (UFSC). Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.

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Publicado
2023-12-12