TRANSPARÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES: MODELO DINÂMICO PARA PESQUISA EMPÍRICA
Resumo
Este ensaio apresenta proposta de modelo dinâmico para pesquisa empírica da transparência em organizações públicas e privadas. Parte da hipótese de que situações de conflito e com tempo finito para a tomada de decisão são mais reveladoras da transparência do que situações de normalidade organizacional e, por conta disso, o modelo pode complementar os que usam parâmetros e indicadores estáticos e genéricos. Elaborado a partir de estudos empíricos sobre o comportamento de organizações durante a construção de barragens no Brasil, propõe que a observação direta dos elementos que compõem a estratégia da organização, de sua estratégia de transparência e da variação de suas formas de transparência em torno de determinadas temáticas, cotejadas com as demandas efetivas de transparência dos demais atores interessados na decisão, pode responder de forma mais robusta o quanto e em que situações uma organização é mais ou menos transparente.
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, [S. l.], v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013. Acesso em 05.06.2023.
CAPPELLI, Claudia. Uma abordagem para transparência em Processos organizacionais utilizando aspectos. Tese de doutorado. 2009. 328 f. Tese (Doutorado em Informática) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC, Rio de Janeiro, 2009.
CAPPELLI, C., LEITE, J. C. S. P. Transparência de Processos Organizacionais. In: II Simpósio Internacional de Transparência nos Negócios. Anais… Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. Disponível em http://www.latec.uff.br/transparencia/documentos/anais_transparencia2/T6_0115_
0129.pdf. Acesso em 21/06/2009
ETZIONI, A. Organizações modernas. 8 ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
GOMES, W.; AMORIM, P.K.D.F.; ALMADA, M.P. Novos desafios para a ideia de transparência pública. E-compós, Brasília, v. 21, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em www.e-compos.org.br/e-compos/article/download/1446/1847/. Acesso em: 10 set. 2018.
LOCATELLI, C. Comunicação e barragens: O poder da comunicação das organizações e da mídia na implantação de hidrelétricas. Florianópolis: Insular, 2014.
LOCATELLI, C. Sobre comunicação e barragens. In: LOCATELLI, C. Barragens imaginárias. Organização Carlos Locatelli. Florianópolis: Insular, 2015.
LOCATELLI, C. Comunicação pública e barragens: estratégias e atores. In: WEBER, M.H.; PFEIFER, M.C.; LOCATELLI, C. Comunicação pública: práticas e pesquisas. Organização Maria Helena Weber, Marja Pfeifer Coelho e Carlos Locatelli, Florianópolis: Insular, 2017.
PÉREZ, Rafael Alberto. Estrategias de comunicación. Barcelona: Ariel, 2001.
PERES-NETO, Luiz. Ética, comunicação e organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas. Revista Lumina. Juiz de Fora, v. 8, n. 2, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21109. Acesso em: 16.09.2018
RESTREPO, Mariluz J. e ANGULO, Jaime Rubio. Intervir en la organización. Bogotá: Significantes de Papel Ediciones, 1992.
SCOTT, W. Richard. Institutions and organizations. London: Sage, 1995.
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).