IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E NAS PRÁTICAS DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS

Palavras-chave: Impactos Educacionais. Pandemia. Trabalho Docente.

Resumo

Esta pesquisa buscou discutir e problematizar a temática intitulada: Os impactos da pandemia na educação e nas práticas do trabalho docente: desafios dos novos tempos frente ao avanço do novo Coronavírus e, consequentemente, aos estudantes e famílias engajadas no processo educativo escolar. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados com questões abertas e fechadas em plataformas virtuais e-mail e WhatsApp entre os dias 10 a 20 de julho de 2021, para professores e pais de estudantes da educação básica da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, Bahia. De forma específica, ficou evidenciado que os desafios postos às escolas, família e a comunidade, não são apenas tecnológicos; são, também, políticos. De forma mais geral, as problematizações suscitadas no momento excepcional, exigirão reflexões sobre o lugar das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC’s no projeto educativo no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Ruth de Oliveira Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed/UESB); Graduada em Pedagogia (UNEB); Pós-Graduada em Gestão Pública (UNEB) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (Faculdade Escola de Engenharia e Agrimensura/ Realiza); Diretora escolar da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa-BA. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC). Coordenadora Territorial do FormaCampo.

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – (PPGEd/UESB); Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano; Coordenador Pedagógico Secretaria de Educação de Guanambi –Ba; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC; Membro Rede Latino-americana de pesquisa em Educação do Campo e Movimentos Sociais.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta do Mestrado em Educação da UESC-BA. Departamento de Ciências da Educação. Pós-Doutorado  (UNESP),  Doutorado  e  Mestrado  em  Educação  (FAE/UFMG);  Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC. 

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos