IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DOS PROFESSORES NA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
Objetivou-se descrever a identidade docente nas dimensões pessoal, profissional e administrativa nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa, realizados com 213 professores de cursos públicos e privados. A coleta de dados foi realizada in loco utilizando um questionário que abordou as dimensões pessoal, profissional e administrativa da identidade docente. A análise foi feita com auxílio do programa SPSS versão 16.0.Os resultados mostraram diferenças significativas entre os professores dos cursos públicos e privados nas dimensões pesquisadas mostraram também que os professores estão buscando por qualificação e por formação específica para a docência, e que existe um movimento de mudanças no sentido da valorização da formação pedagógica nas pós-graduações. O cenário em que se insere o docente reflete diretamente na construção de sua identidade e valorizar o docente significa valorizar o processo de formação.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).