TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM UNIVERSITÁRIOS COM JORNADA DE TRABALHO

Palavras-chave: Transtorno Mental Comum. Universitário. Estudante Trabalhador.

Resumo

A Universidade é um espaço de suma importância para o desenvolvimento de vida, entretanto as mudanças sociais e psicológicas associadas ao processo acadêmico, atreladas a um aumento do estresse e a cobrança acadêmica ocasionam no surgimento de transtornos mentais comuns. O nível de exigência e a conciliação do trabalho com estudo apenas aumentam a longa lista de fatores de risco para transtornos mentais. A literatura tem apontado Transtornos Mentais Comuns em universitários, dessa forma explorar a conciliação da jornada de trabalho e vida acadêmica, pode possibilitar estratégias no processo de ensino e aprendizado do estudante, promovendo melhor adequação as rotinas acadêmicas e prevenindo o surgimento de TMC. Objetivo: identificar há prevalência de Transtornos Mentais Comuns em universitários com jornada de trabalho. Método: trata-se de uma pesquisa de campo transversal, quantitativa descritiva. A pesquisa foi realizada com 46 estudantes trabalhadores de uma universidade privada do sul do Maranhão, utilizando a versão brasileira do instrumento Self-Reporting Questionnaire (SQR – 20) e o questionário sociodemográfico. A análise dos dados foi feita via Excel, ferramenta do pacote Office da Microsoft para a tabulação e desenvolvimento dos dados da pesquisa. Considerações finais: este estudo evidenciou que os estudantes trabalhadores que participaram da pesquisa apresentaram um alto índice provável para Transtornos Mentais Comuns, ressaltando que fica evidente que a universidade deve implementar ações que visa minimizar o adoecimento e evitar o surgimento de TMC, uma vez que a jornada dupla é um fato complicador na vida do estudante.

Biografia do Autor

Lorrane Stephane Silva Gomes, Universidade Ceuma

Graduada em Psicologia (pela UNICEUMA). Ceuma. 

Karoline Giele Martins de Aguiar, Universidade Ceuma

Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica (pela UNISINOS), docente do curso de Psicologia da UNICEUMA.

Rodrigo Santos Silva, Universidade Ceuma

Graduado em Psicologia (pela UNICEUMA). Ceuma.

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Publicado
2024-03-14