AS PRÁTICAS CURRICULARES COMO COMPONENTES DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Carla Borges de Andrade UEFS/UFBA
  • Amanda Leite Novaes UEFS
  • Suzana Alves Nogueira Souza UEFS
  • Celestino Amorim Amoedo UEFS
  • Jaderson Silva Barbosa UEFS

Resumo

O relato de experiência aqui apresentado delineia o trabalho docente realizado no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana em relação aos componentes denominados Práticas Curriculares: tratam-se de 04 (quatro) componentes que passaram a integrar a matriz curricular dos primeiros semestres do Curso a partir de 2004, em cumprimento às exigências legais do Conselho Nacional de Educação publicadas em forma de resolução, em 2002. Aqui apresentamos a concepção de Prática Curricular defendida no Curso, bem como as ementas dos componentes, seus eixos temáticos, a natureza formativa e a estrutura metodológica do trabalho docente nas Práticas Curriculares I, II, III e IV.

Palavras-chave: Práticas Curriculares; Licenciatura em Educação Física; Universidade.

Biografia do Autor

Carla Borges de Andrade, UEFS/UFBA

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (educação superior), e atua como coordenadora do curso de Educação Física, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Formação de Professores; e Língua Portuguesa, com ênfase em Gramática, Correção de Trabalhos Acadêmicos e Produção de Textos. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gramática, redação, avaliação, educação física, jogos, recreação e terceira idade.

Amanda Leite Novaes, UEFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009); Especialista em Atividade Física e Saúde pela FTC/Jequié-BA (2007); Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005). Atualmente é docente do Departamento de Saúde na Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando no Curso de Educação Física, onde ministra o componente Prática Curricular I, dentre outros componentes curriculares já ministrados, a citar: Seminário de Projeto de Pesquisa, Monografia, Metodologia do Ensino da Ginástica, Metodologia do Ensino da Dança, Atividade Física para Terceira Idade, Trabalho e Lazer.

Suzana Alves Nogueira Souza, UEFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta do Departamento de saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física (UEFS). Coordenadora de área do Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Celestino Amorim Amoedo, UEFS

Possui Mestrado em Biocinética do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (2006). Especialização em Bases Metodológicas da Atividade em Academia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1997). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jaderson Silva Barbosa, UEFS

Graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Licenciatura em Educação Física (2004). Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba. Mestre em Educação/UEFS-Ba. Especialista em Esporte Escolar/UNB-DF, Especialista em Treinamento Desportivo-UGF/RJ. Especialista em Motricidade Humana-UCB/RJ. Membro do NIT - Núcleo de Investigações Transdiciplinares (UEFS/Ba). Coordenador do programa extensionista: Encaminhar - Ação Cidadã/UEFS-Ba. Coordenador do grupo de Pesquisa: Futebol Competente (Futcom). Atuou com Coordenador da área de Educação Física - PIBID/UEFS. Atualmente Coordenador Pedagógico do Colégio Asas e de instituições esportivas. Tem experiência e estudos na área de Educação Física Escolar, Pesquisa-Ação e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, ludicidade e iniciação esportiva, especialmente futebol.

Publicado
2018-12-07
Seção
Relatos de Experiência