O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO

  • Francisco Teófilo de Farias UNITINS
  • SILVANIS BORGES PEREIRA UNITINS
Palavras-chave: Brincar. Lúdico. Educação Infantil. Infância.

Resumo

A utilização de jogos e brincadeiras nos anos iniciais da escolarização possibilita a compreensão do desenvolvimento da criança por meio da linguagem lúdica peculiar da infância. É essencial conhecer o significado, os conceitos e os termos principais do brincar para interpretar o universo lúdico e os elementos básicos da ludicidade onde a criança se comunica e reproduz o seu cotidiano. A pesquisa tem como objetivo geral: Discutir a importância de utilizar o lúdico como ferramenta de ensino para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças da educação infantil seguindo dos objetivos específicos; I) Compreender os conceitos de lúdico e sua importância para a educação ao longo da história II) Explicar as contribuições do lúdico para o processo de ensino aprendizagem para as crianças da educação infantil III) Descrever as atividades lúdicas usadas no contexto educacional e sua contribuição no processo ensino aprendizagem das crianças na educação infantil. Diante das prerrogativas destaca-se a problemática: como as atividades lúdicas podem ser trabalhadas na Educação Infantil de forma a contribuir para o desenvolvimento do aprendizado das crianças? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e para fins de embasamento apresenta teóricos como Silva, (2018), Batista (2017), Kishimoto (2014) dentre outros. Entende que, por meio da ludicidade na educação infantil pode-se garantir o direito de brincar das crianças. Conclui-se que os professores precisam compreender que trabalhar o lúdico, brincar e os brinquedos, requer planejamento para um processo significativo de aprendizagem, ainda, reconhecer que a ludicidade se impõe no cotidiano escolar da infância.

Biografia do Autor

Francisco Teófilo de Farias, UNITINS

Graduando do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins). E-mail: franciscoteofilodefariass@hotmail.com

SILVANIS BORGES PEREIRA, UNITINS

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos