ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MULTIDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA

Palavras-chave: Atividades didáticas. Tecnologias. Ensino. Banco de Dados.

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o uso do projeto de modelagem conceitual de Banco de Dados como ferramenta para melhorar a interpretação textual no ensino médio técnico na área de informática. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de intervenção em sala de aula, e do processo metodológico estão norteadas e alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto para a concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática educacional.

Biografia do Autor

Toni Ferreira Montenegro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Ciência da Computação (pela UNIPAMPA-Alegrete), Especialista em Mídias na Educação (pela FURG), Mestre em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde (pela UFSM). Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar – Campus São Borja.

Juliana Felix Gomes Araujo Montenegro, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Graduada em Tecnologia em Gastronomia (pelo IFPI), Especialista em Alimentos e Gastronomia (pelo IFPI), Mestre em Desenvolvimento Regional (pela  UNIJUI). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar – Campus São Borja. 

Luiza Motta Klockner, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Graduada em Gastronomia (pela ASSESC), Especialista em História da Alimentação e Patrimônio Cultural (pela UNISC), Mestre em Desenvolvimento Regional (pela  UNIJUI). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar – Campus São Borja.

Referências

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Publicado
2024-09-20