A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM PROJETO EDUCATIVO, A SERVIÇO DE QUEM?

Palavras-chave: Educação. Parâmetros Norteadores. Currículo.

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo fazer uma breve abordagem sobre o processo de construção e fundamentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual se configura como um projeto educativo, postulado nos ditames dos ideais neoliberais, destinados a atender aos interesses do mercado capitalista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, para a qual recorreu-se a autores diversos, à Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei do Plano Nacional da Educação  e outros aportes legais que subsidiam a educação brasileira,   em especial referentes à BNCC. Assenta-se na perspectiva crítico - dialética que concebe o homem como um ser social em construção que se constitui historicamente a partir das suas múltiplas relações e da apropriação da cultura humanizada.

Biografia do Autor

Maria Raimunda Carvalho Araujo de Cerqueira, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins

Mestre em Ensino na Educação Básica, pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (PPGEEB/CEPAE/UFG). Professora da Educação Básica da rede estadual de ensino do Tocantins. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal GepeM/ObSPE. 

Gene Maria Vieira Lyra-Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG).

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Publicado
2023-02-06