SAUDE MENTAL E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Palavras-chave: Docente. Trabalho. Saúde mental. Adoecimento Psíquico. Universidade.

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de identificar os principais fatores de risco para o adoecimento psíquico do docente no ensino superior e sua relação com o trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Biblioteca virtual Google acadêmico, selecionou-se 18 artigos dos últimos cinco anos, no idioma português e inglês. Os resultados demonstram que o trabalho docente está relacionado com diversos fatores de risco à saúde mental, como: sobrecarga de trabalho; exigências burocráticas e administrativas; horas excedentes à jornada; pressão por produtivismo; recursos escassos; perda de direitos na carreira. Ademais se constatou alguns indicadores de adoecimento psíquico, como: fadiga crônica, estresse, insônia, falta de motivação, sintomas ansiosos, dores crônicas; sintomas depressivos. Conclui-se que a saúde do docente está intrinsecamente ligada às condições de trabalho, ao processo de individualização e ao sistema capitalista onde a educação é ajustada aos moldes para atender os intereses deste sistema.

Biografia do Autor

Nandra Martins Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda em Educação (Unioeste - Cascavel/PR). Mestre em Desenvolvimento Comunitário (Unicentro - Irati/PR). Graduada em Psicologia (URI- Santiago/RS). Professora do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Cascavel/PR).

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Publicado
2023-02-27