FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

Palavras-chave: Gestão Escolar. Gestão Democrática. Papel do Diretor. Políticas Educacionais. Formação de Gestores.

Resumo

Este estudo, que resulta de pesquisa teórico-documental de abordagem crítico-dialética, tem por objetivo analisar a gestão escolar, a gestão democrática e o papel do diretor pós Constituição Federal de 1988 e LDB 9394/1996. Trata da formação continuada de gestores no contexto das políticas educacionais, da gestão escolar a partir de 1990 e da formação do gestor escolar no Brasil buscando identificar a tensão entre as demandas por gestão democrática e o gerencialismo dos resultados educacionais. O estudo revelou – entre outros aspectos – que, decorrente das mudanças econômicas e político-sociais em curso desde 1990, a educação brasileira e as políticas educacionais têm sido impactadas por reformas de cunho neoliberal e de gestão de concepções gerenciais, as quais repercutem na formação dos profissionais da educação, como os diretores escolares, exigindo desses não apenas competências técnicas, mas, também, de domínios de processos e experiências político-sociais no desenvolvimento de sua função.

Biografia do Autor

Solange Aparecida Machado, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT). Formação inicial em Pedagogia. Professora da Educação Básica do Sistema Estadual de Educação do Tocantins/ Diretoria Regional de Educação de Dianópolis -TO.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE).

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Publicado
2023-02-06