AS SUBJETIVIDADES INDIVIDUAL E SOCIAL E O ENSINO DA LITERATURA TOCANTINENSE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como podem ser exploradas as Subjetividades Individual e Social ao trabalhar a Literatura Tocantinense no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para tanto, empregar-se-á como base a Teoria da Subjetividade de González Rey, 2005; González Rey & Mitjáns Martínez, 2017; Mitjáns Martínez, Tacca & Puentes, 2020. A estratégia utilizada para alcançar o objetivo proposto será a busca pelo reconhecimento da Subjetividade Individual e Social presente nas experiências histórico-emocionais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a identificação dessas nas obras que compõem a Literatura Tocantinense. No propósito de auxiliar professores de literatura do Ensino Médio da EJA a inserirem textos/livros literários tocantinenses em suas aulas, este artigo explora a presença das Subjetividades acima referidas nos poemas “Calendário da Vida” e “Nas Páginas da Vida” do livro “Retalhos de Vida” da renomada autora pedroafonsina, Anna Britto Miranda.
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