AS SUBJETIVIDADES INDIVIDUAL E SOCIAL E O ENSINO DA LITERATURA TOCANTINENSE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavras-chave: Subjetividade Individual. Subjetividade Social. Literatura Tocantinense. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Anna Britto Miranda.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar como podem ser exploradas as Subjetividades Individual e Social ao trabalhar a Literatura Tocantinense no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para tanto, empregar-se-á como base a Teoria da Subjetividade de González Rey, 2005; González Rey & Mitjáns Martínez, 2017; Mitjáns Martínez, Tacca & Puentes, 2020. A estratégia utilizada para alcançar o objetivo proposto será a busca pelo reconhecimento da Subjetividade Individual e Social presente nas experiências histórico-emocionais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a identificação dessas nas obras que compõem a Literatura Tocantinense. No propósito de auxiliar professores de literatura do Ensino Médio da EJA a inserirem textos/livros literários tocantinenses em suas aulas, este artigo explora a presença das Subjetividades acima referidas nos poemas “Calendário da Vida” e “Nas Páginas da Vida” do livro “Retalhos de Vida” da renomada autora pedroafonsina, Anna Britto Miranda.

Biografia do Autor

Renata Renata Rocha Cardoso, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras da linha de pesquisa: Literatura, História e Imaginário (UFT). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura de Expressão Portuguesa: Portugal, Brasil e África (FAG). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (FAG). Professora da Educação Básica (Seduc -TO). 

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado (Intencionalidade e Afetividade - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas). Doutor (As artes cênicas e o construtivismo semiótico-cultural em psicologia - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica). Mestre (Dramaturgias Consensuais - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia (USP). Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Licenciado em Teatro (Mozarteum). Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro (UFT). Professor permanente do Mestrado em Letras (UFT).

Referências

BRASIL. Parecer n.º 11, de 10 de maio de 2000. Contempla as funções da Educação de Jovens e Adultos: reparadora, equalizadora e qualificadora. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013.

CASTANHO, Maria Irene Siqueira. SCOZ, Beatriz Judith Lima. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 3, p. 487-496, jul./set. 2013.

CHIAPPINI, Ligia. Do Beco ao Belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.8, n. 15, p. 153-159, 1995.

MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M.C.V.R.; PUENTES, R.V. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional.(Org.). 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2020.

MIRANDA, Anna Brito. Retalhos de Vida. Goiânia. Unigraf. 1984.

OLIVEIRA, Antonio Miranda de. O mundo rural na Literatura Regional de Goiás e Tocantins. Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 93-111, jan.-jun. 2016.

PIRES, Lídia Apolinário; OLIVEIRA, Viviane Cristiane. A Presença do Regionalismo na Literatura Tocantinense: Diálogo com Célio Pedreira. Revista Porto das Letras, v. 02, número Especial, p. 171-181, 2016.

REY, Fernando González. Subjetividade e Saúde; superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.

REY, Fernando González. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. 6. reimpr. da 1. ed. de 2005. [tradução Marcel Aristides Ferrada Silva] - São Paulo: Cengage Learning, 2017.

RIBEIRO, José Manoel Sanches da Cruz. RODRIGUES, Walace. Por uma prática pedagógica no Ensino Básico com a utilização de literatura local. Revista Querubim – Revista Eletrônica de Trabalhos Científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais, Goiânia, Ano 17, p. 14-24, abr. 2021.

ROCHA, Maely Mendes da; LUCENA, Thayna Monteiro Lira de. Letramento Literário na Educação de Jovens e Adultos: A identificação do Sujeito por meio das Crônicas. Revista Acadêmica Online, v. V, p. 1-15, n. 29, nov.- dez. 2019.

RODRIGUES, Jean Carlos. Rodrigues, RODRIGUES, Brendon Husley Rimualdo. Espaço e Literatura: A problemática da identidade regional tocantinense na literatura de Juarez Moreira Filho. Fronteiras: Revista de História, Dourados, v. 23, n. 41, p. 164-177, jan.-jul. 2021.
Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos