AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA X AVALIAÇÃO MEDIADORA: A BUSCA POR UM AVALIAÇÃO QUE POTENCIALIZE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Avaliação. Mediadora. Classificatória. Aprendizagem. Educação Básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a avaliação da aprendizagem como instrumento de mediação do processo de ensino aprendizagem, apresentando a diferença que a mesma tem da avaliação classificatória que ainda persiste em ser utilizada nos contextos escolares. O trabalho foi permeado por leituras de pensadores brasileiros que se debruçam sobre esta temática como: Hoffmann (2019), Luckesi (2011) e Romão (2011). A partir da reflexão dos textos, procurou-se apresentar algumas considerações sobre os tipos de avaliação: classificatória e mediadora, sendo a primeira aquela que classifica os educandos em bons ou ruins, valorizando notas. A segunda, está voltada para a mediação do conhecimento, estabelecida pelo diálogo entre professor e aluno. Mediante as leituras e reflexões, percebe-se a importância de ressaltar a concepção da avaliação mediadora nas escolas, para que os professores tenham domínio da mesma e consigam utilizá-la em seu cotidiano, potencializando o processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriela Fernanda do Carmo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Língua Portuguesa. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da educação Básica da Rede Estadual de Educação do Tocantins. 

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação Brasileira pela UFG. Mestre em Educação pela UnB. Professora da UFT – Curso de Pedagogia e Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Referências

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35.ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Publicado
2023-02-06