AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA X AVALIAÇÃO MEDIADORA: A BUSCA POR UM AVALIAÇÃO QUE POTENCIALIZE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a avaliação da aprendizagem como instrumento de mediação do processo de ensino aprendizagem, apresentando a diferença que a mesma tem da avaliação classificatória que ainda persiste em ser utilizada nos contextos escolares. O trabalho foi permeado por leituras de pensadores brasileiros que se debruçam sobre esta temática como: Hoffmann (2019), Luckesi (2011) e Romão (2011). A partir da reflexão dos textos, procurou-se apresentar algumas considerações sobre os tipos de avaliação: classificatória e mediadora, sendo a primeira aquela que classifica os educandos em bons ou ruins, valorizando notas. A segunda, está voltada para a mediação do conhecimento, estabelecida pelo diálogo entre professor e aluno. Mediante as leituras e reflexões, percebe-se a importância de ressaltar a concepção da avaliação mediadora nas escolas, para que os professores tenham domínio da mesma e consigam utilizá-la em seu cotidiano, potencializando o processo de ensino aprendizagem.
Referências
HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
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