A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JAGUARÃO, RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Identidade Docente. Formação Docente.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar a percepção dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino do município de Jaguarão, Rio Grande do Sul, acerca da formação de sua identidade docente. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental, bibliográfico e pesquisa de campo. Foi realizada com sete dos oito docentes de AEE de tal rede de educação no ano de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. A análise dos dados seguiu as orientações da teoria da análise de conteúdo. Como resultados, considera-se que a formação da identidade dos docentes que atuam no AEE ocorreu por fatores externos e internos a sua formação o que, de forma geral, vai ao encontro do que a literatura especializada na área apresenta, ou seja, é necessário formação e profissionalização para trabalhar com AEE.

Biografia do Autor

Kennia Mendes Prietsch, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestra em Nutrição e Alimentos e Bacharela em Química de Alimentos (UFPEL).

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora e Pós-Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Ciência da Computação (UFSC). Graduada em Ciência da Computação (UNOESC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6932842326580345. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8293-033X. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

Verônica Morales da Silva, Rede estadual de ensino do RS

Licenciada no curso de Letras Português-Espanhol e suas Respectivas Literaturas (UNIPAMPA). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2023-02-27