FUNDAMENTOS COMUNICACIONAIS PARA MAXIMIZAÇÃO DE GANHOS A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM BASE NA TEORIA DOS JOGOS

Palavras-chave: Mediação de Conflitos. Teoria dos Jogos. Cooperação.

Resumo

O presente trabalho se propõe a realizar estudo sobre em que circunstâncias, em ambientes de resolução de conflitos, vale mais a pena competir ou coooperar, com base na teoria dos jogos. Evidenciar-se-á que, principalmente em contextos de relações continuadas, nas quais a mediação é mais indicada por trabalhar aspetos relevantes da comunicação, a estratégia cooperativa é a que maximizará ganhos de todos os envolvidos, considerando os interesses e sentimentos que emergem das situações a serem conduzidas. Pensar nos melhores resultados para si, consiste em promover comportamentos cooperativos que, ao final, trarão maior satisfação para todos. Dessa forma, restará comprovado que atitudes cooperativas geram atitudes no mesmo sentido e a importância do mediador ser bem capacitado e com domínio de técnicas de comunicação para estimular essa percepção e transformar positivamente conflitos e perspectivas comportamentais.

Biografia do Autor

Carla Maria Franco Lameira Vitale, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Instrutora em mediação, com formação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mediadora e Conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, atualmente exercendo a função de chefe de Divisão Operacional e coordenadora pedagógica do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Ricardo Maurício Freire Soares, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, Università degli Studi di Roma Tor Vergata e Università del Salento. Doutor em Direito pela Università del Salento/Universidade de São Paulo. Doutor em Direito Público e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (Mestrado/Doutorado). Pesquisador vinculado ao CNPQ. Membro da Academia de Letras Jurídicas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Instituto dos Advogados da Bahia e do Instituto de Direito constitucional da Bahia.

Referências

ABRANTES, Maria Luísa. A Teoria dos Jogos e os Oligopólios. 1 ed. Multitema, 2004.

ALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. A Teoria dos Jogos: Uma Fundamentação Teórica dos Métodos de Resolução de Disputa. In: AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação. Vol. 2. Brasília: Grupos de Pesquisa, 2003. p. 175-200.

AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de mediação judicial. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2013.

BRASIL. Lei n. 13.140, de 26 de junho de 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 08 dez. 2021.

DEUTSCH, Morton. A resolução do conflito. In: AZEVEDO, André Gomma de (org.). Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Grupo de Pesquisas, 2004.

FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: com Aplicações em Economia, Administração e Ciências Sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

JUNIOR, Valdir Ferreira de Oliveira; SOARES, Ricardo Maurício Freire Soares. In: BAHIA, Saulo José Casali (Org,). Direitos e deveres fundamentais em tempos de coronavírus. São Paulo: Editora Iasp., 2020.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo. Racionalidade da ação e racionalização social. Tradução: Paulo Astor Soethe. Vol.1. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016. P. 44.

HIGHTON, Elena I; ÁLVAREZ, Gladys S. Mediación para Resolver Conflitos. 2 ed. Buenos Aires, Ad-hoc, 2004.

MARINHO, Raul. Prática na Teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

OLIVEIRA FILHO, José de. Teoria dos Jogos. Vivendo e aprendendo a jogar. Um
encaminhamento aos jogos da vida. Aracaju: Info Graphics, 2011.

PARKINSON, Lisa. Mediação Familiar. Tradução: Erica de Paula Salgado. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2016.

PORTO, José Maristrello. Análise Econômica do Direito (AED). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2013.

ROSA, Alexandre Morais da. Guia compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. Mediação interdisciplinar de conflitos: mecanismo apropriado para resolução de conflitos familiares. In: SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. (Org). Mediação de Conflitos. São Paulo: Ed. Atlas, 2013. p. 160-180.

SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da; VITALE, Carla Maria Franco Lameira. Aplicação da Teoria dos Jogos na Mediação de Conflitos: o equilíbrio de Nash como estratégia de maximização de ganhos. In: MAILLART, Adriana Silva; OLIVEIRA, José Sebastião de; BEÇAK, Rubens. (Coord.). Revista Formas Consensuais de solução de conflitos. [Recurso eletrônico on-line]. vol.2, n.1. Florianópolis: CONPEDI, 2016.

TAVARES, Jean Max. Teoria dos Jogos Aplicada à Estratégia Empresarial. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de Conflitos e Práticas Restarativas. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018.

VEZZULLA, Juan Carlos. Adolescentes, Família, Escola e Lei. A Mediação de Conflitos. Lisboa: Comunicação, 2006.

VITALE, Carla Maria Franco Lameira. O empoderamento dos indivíduos na mediação de conflitos como instrumento de efetivação da busca da felicidade. Orientadora: Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Direito). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

VITALE, Carla Maria Franco Lameira; MACHADO, Luciana de Aboim; SOARES, Ricardo Maurício Freire. A fraternidade como base principiológica da mediação de conflitos: um caminho para a efetivação da busca da felicidade. In: FERRARO, Angelo Viglianisi et al. Racionalidad, derecho y cidadania. Salvador: Direito Levado a sério, 2021. p. 35-52.

VITALE, Carla Maria Franco Lameira; SOARES, Ricardo Maurício Freire. Comunicação virtual: atuais paradigmas para o alcance do consenso legítimo através da mediação de conflitos. In: Paradigmas atuais do conhecimento jurídico e pandemia / organizadores Ricardo Maurício Freire Soares, Carla Maria Franco Lameira Vitale – Salvador, BA: Editora Paginae, 2021. p. 33-59.

WARAT, Luis Alberto. Surfando na Pororoca: o ofício do mediador. Volume III. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

WERLANG, Sénargio Ribeiro da Costa. Teoria dos Jogos. Ciência Hoje, v.18, n. 105, Nov/Dez. 1994.
Publicado
2022-11-29