EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

Os estudos científicos envolvendo a temática laço social, subjetividade e espaço escolar, expandam seus propostos a partir de diferentes campos conceituais. Eles assumem convergências, por exemplo, entre as áreas de filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, psicanálise, linguística, entre outras.

Biografia do Autor

João de Deus Leite, UFNT/PPGL/PPGDire

É graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); é mestre (2010) e doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire).

Francisco Neto Pereira Pinto, UFNT/Unitpac

Psicanalista e contista. Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. É professor no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos - UNITPAC, câmpus de Araguaína, e do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais LTDA - IPEMED. Psicanálise, ensino de literatura, formação do leitor de literatura, leitura subjetiva de literatura, questões ambientais e temporalidades são recorrentes e analisadas sob os vieses da Psicanálise Freudo-Lacaniana, Semiótica Francesa, Análise de Discurso Francesa, Teoria Crítica Pós-Colonial, Ecocrítica e Teorias da Transdisciplinaridade e Complexidade em seus trabalhos. É coordenador da Liga Araguainense de Psicanálise e Educação, que é vinculada ao UNITPAC/Araguaína. Integra o grupo de pesquisa SEDI (Semiótica e Discurso), da UFF, e o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido Tocantins), na UFT. Em 2018 publiquei meu primeiro livro de contos, com o título Sobre a vida e outras coisas.

Rubens Martins da Silva , Unitins/Seduc

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO). Professor de Leitura e Prática de Produção Textual na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 



Referências

.
Publicado
2022-09-06