A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Inclusão. Condição do Ser. Transdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar na transdisciplinaridade caminhos para uma prática de educação inclusiva. O conceito de inclusão não se restringe à deficiência. Logo, é destacado aqui o respeito à condição e singularidade do ser em suas diversas dimensões. Para tanto, as autoras caminham nas discussões sobre inclusão, no conceito de transdisciplinaridade e relatam algumas experiências de suas práticas pedagógicas, fazendo uma (re)construção do vivido. O trabalho consiste em uma pesquisa autoetnográfica de abordagem qualitativa e dialoga especialmente com as discussões de Barbosa (2020), Moraes (2014) e Suanno et al. (2017). Ao final da análise, pode-se concluir que a transdisciplinaridade traz caminhos para uma educação de fato inclusiva, uma vez que amplia a compreensão sobre o ser humano e trabalha com uma razão sensível que articula razão, emoção, corporeidade e atitude transformadora.

Biografia do Autor

Anna Clara Sobral, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda em Educação Linguagens e suas Tecnologias pelo PPG-IELT-UEG. Pós-graduanda Lato Sensu em Atividades Aquáticas pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Brachael em Educação Física pela Faculdade Linear.

 

 

Gabriella Paula Pereira Matos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda em Educação, Linguagens e suas Tecnologias pelo PPG-IELT. Pós-graduanda Lato Sensu em Psicomotricidade pelo Instituto Wallon Educacional. Pós-graduada Lato Sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Bacharel em Educação Física pela Faculdade Araguaia (FARA). Graduada em licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás, campus ESEFFEGO.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutor em Educação – UB/Espanha. Doutor em Educação – UCB/DF. Mestre em Educação – UH/Cuba. Psicólogo – PUC/GO. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT/UEG.  

Referências

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Publicado
2022-09-13