PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO HOSPITALAR NA REGIÃO NORTE DO PAÍS
Resumo
O artigo objetiva discutir em que medida efetiva-se o direito educacional dos sujeitos hospitalizados na região Norte do país por meio de políticas públicas. A metodologia consiste em estudo exploratório de abordagem qualitativa, com informações coletadas por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados mostram o crescimento do quantitativo de classes hospitalares na região Norte entre os anos de 2008 e 2011. No entanto, no período de 2011 a 2015, os recentes mapeamentos acadêmicos apontam uma estagnação da oferta educacional na região investigada. Como hipótese, observa-se a possível falta de diálogo pedagógico e orçamentário entre os setores da educação e da saúde. Como conclusão, propõe-se que as pesquisas acadêmicas destes setores direcionem maior atenção as demandas relacionadas à efetivação das políticas públicas na educação hospitalar.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).