PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR: FORMAÇÃO DOCENTE NA E PARA A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Pedagogia. Formação Inicial Docente. Pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

Este artigo analisa a formação docente para a pesquisa no curso de Pedagogia - Parfor do IFRS-BG, com vistas a compreender como práticas relacionadas à investigação são desenvolvidas, focalizando o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Os dados foram obtidos através de análise de documentos oficiais do curso e resumos de TCCs. Identificaram-se temáticas e objetivos dos documentos e de projetos pedagógicos, e concluindo-se que o curso vivencia a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Os egressos experienciaram a prática da investigação no decorrer do curso; foram instados a produzir pesquisas nos ambientes em que atuam; desenvolveram-se práticas que problematizam questões contemporâneas da educação, ampliando senso crítico, reflexão e investigação do cotidiano das instituições e de espaços não escolares; construiu-se a instrumentalização para a pesquisa científica no decorrer da formação e não apenas nos componentes ligados ao TCC. Entende-se que a formação na e para a pesquisa tem sido exitosa.

Biografia do Autor

Cristina Bohn Citolin , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Bento Gonçalves.

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Publicado
2022-08-29