EDITORIAL

Resumo

A ação pedagógica, para Pimenta e Lima (2008), denomina as atividades efetivadas pelos professores no contexto escolar, e têm por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem, pelos educadores e educandos.

Nas palavras de Tardif (2002, p.221), “[...] a fim de aprender, os estudantes devem tornar-se, de uma maneira ou de outra, os atores de sua própria aprendizagem”. Para ele é importante uma parceria dos estudantes e a interação pedagógica, como método, através do qual, “[...] se articulam e ganham sentido todos os saberes do docente [...]” (TARDIF, 2002, p. 221).

Biografia do Autor

José Carlos de Melo , Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID.

Kyldes Batista Vicente , Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e no Centro Universitário Itop - UNITOP. 

Referências

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Principais informações. Folha Informativa COVID-19. Brasília, DF, 19 out. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 abr. 2022.

PIMENTA, SELMA GARRIDO et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
Publicado
2022-07-05