EDITORIAL
Resumo
A ação pedagógica, para Pimenta e Lima (2008), denomina as atividades efetivadas pelos professores no contexto escolar, e têm por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem, pelos educadores e educandos.
Nas palavras de Tardif (2002, p.221), “[...] a fim de aprender, os estudantes devem tornar-se, de uma maneira ou de outra, os atores de sua própria aprendizagem”. Para ele é importante uma parceria dos estudantes e a interação pedagógica, como método, através do qual, “[...] se articulam e ganham sentido todos os saberes do docente [...]” (TARDIF, 2002, p. 221).
Referências
PIMENTA, SELMA GARRIDO et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).