O ENSINO RELIGIOSO E A CULTURA DE PAZ: UMA VIVÊNCIA DOS CÍRCULOS DE PAZ DURANTE A PANDEMIA COVID-19 NO AMBIENTE ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL

  • Carolina Soares Costa Faculdade Unida de Vitória (FUV)
Palavras-chave: Ensino Religioso. Justiça Restaurativa. Cultura de Paz. Círculos de paz.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de planejar e executar uma proposta de inserção do tema Cultura da Paz na escola sob a forma de um componente curricular que tem caráter vivencial e complementar à abordagem reflexiva sobre o tema na disciplina de Ensino Religioso dentro de uma escola de tempo integral no Município de Vila Velha-ES. Com a presente proposta foi criado um espaço a mais dentro do currículo escolar que, em parceria com o Ensino Religioso, estimulando a reflexão sobre o mundo pandêmico atual, situações de saúde mental e perdas que o COVID-19 trouxe para a comunidade escolar, associando a cultura de paz e círculos de paz com os alunos do ensino fundamental, para a expressão de novas atitudes no cotidiano.

Biografia do Autor

Carolina Soares Costa, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Graduada em História (pela UFES), Pós-Graduada em Psicopedagogia (Pelo CESPE) e Gestão Integrada (pela UNIDA). Mestranda do curso de Ciências da Religião da Faculdade Unida de Vitória (FUV). Atualmente professora de Ensino Religioso na Prefeitura Municipal de Vila Velha.

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Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos