A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO PODCAST DESENVOLVIDO PELO PET-LETRAS/UFPE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração do episódio “A literatura de cordel em sala de aula”, o qual faz parte do Podcast do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) da Universidade Federal de Pernambuco, veiculado no canal do YouTube do Grupo, o Parafraseando. Visamos a refletir sobre o lugar da literatura de cordel em sala de aula, relacionando a fala do entrevistado, o professor Hélder Pinheiro (UFCG), às teorias sobre poesia na sala de aula, a fim de que seja apresentada a metodologia para a construção desse tipo de ação de extensão que vem dando bons resultados. É interessante pontuar, ainda, que a construção do podcast advém da necessidade que o grupo teve de continuar suas atividades de extensão frente à pandemia do novo coronavírus.
Referências
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará. 2009.
SOUSA, Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa. Monografia. Paraíba, 2014.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: global, 2012, p.13-19.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).