“A CASA” É LAR – LITERATURA: ARTE PARA A REFLEXÃO
Resumo
O presente relato de experiência é composto, inicialmente, por uma fundamentação teórica acerca da importância da mediação de leitura do texto literário e da função humanizadora da literatura e por um breve aporte teórico acerca da literatura marginal. A seguir, foi apresentado o relato, propriamente dito, da experiência de leitura realizada numa turma de 9º ano de Ensino Fundamental, em que se fez a análise de conteúdo e forma do poema “A Casa”, do poeta Renan Inquérito (2014), realizada em conjunto com os alunos durante as aulas. Tem-se por objetivos apresentar pressupostos teóricos acerca da função humanizadora da literatura, bem como da mediação da leitura do texto literário; relatar uma experiência de leitura de um texto literário numa como ferramenta de reflexão acerca da realidade social; apresentar uma possibilidade de análise de um poema de literatura marginal, como estratégia de aproximação do público-alvo com a literatura e, por fim, contribuir com o trabalho de professores, à medida que apresenta uma possibilidade de trabalho com o texto literário em sala de aula.
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul / São Paulo: Duas Cidades, 2004.
COELHO, Nelly Novaes, 1922- Literatura: arte, conhecimento e vida/ Nelly Novaes Coelho. — São Paulo: Petrópolis, 2000.
INQUÉRITO, Renan. #Poucas Palavras. 5. ed. São Paulo: LiteraRUA, 2014.
INQUÉRITO, Renan. Se a história é nossa deixa que nóis escreve. Disponível em: https://www.souinquerito.com.br/ Acesso em 27 jun. 2020.
NASCIMENTO, Érica P. Literatura marginal: os escritores da periferia entram em cena. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092007-133929/publico/TESE_ERICA_PECANHA_NASCIMENTO.pdf Acesso em 25 jun. 2020.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Disponível em: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.
ZILBERMAN, R. Porque a leitura da literatura na escola.In.: AMORIN, A.M., CARVALHO, M.A., GERHARDT, A.F.L.M. (Org.) Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas, SP: Pontes, 2013.
http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/. Acesso em: 19 ago. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).