A EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS

  • Hudson Figueira Borges Faculdade ITOP
  • Liliane Scarpin da Silva Storniolo Unitins

Resumo

Este trabalho foi realizado devido a necessidade de conhecer o processo de implantação da escola de tempo integral no Brasil, a pesquisa foi baseada, principalmente em Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, que deram grande contribuição para o processo de implantação da escola de tempo integral no país. Anísio Teixeira com a construção do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, na Bahia e Darcy Ribeiro através dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Estado do Rio de Janeiro.

PALAVRAS CHAVE: educação, Integral, Brasil, Anísio, Darcy.

Biografia do Autor

Hudson Figueira Borges, Faculdade ITOP
Graduado em Pedagogia pela Faculdade ITOP.
Liliane Scarpin da Silva Storniolo, Unitins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC) (1994), graduação em Pedagogia: Habilitação em administração escolar pela Faculdade São Luís (1996), Especialização em Linguística e Literatura pela Universidade de São Paulo (UNESP) e Mestrado em comunicação pela UNIMAR- Universidade de Marília (2006). Atuou como professora efetiva em escolas estaduais do governo de São Paulo por dezessete (17) anos dentre os quais também foi vice-diretora. Atuou também na FACEP (Faculdade Centro Paulista) no curso de Letras e na coordenação do mesmo curso e na UNIESP (Universidade Renascentista de São Paulo) no curso de Pedagogia. Atualmente é professora do curso de Letras na UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins) e da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Referências

________________. Educação integral: texto referência para o debate nacional. - Brasília: Mec, Secad, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf> Acesso em: 29 mar. 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

DARCY RIBEIRO e ANÍSIO TEIXEIRA: bons exemplos de luta pela educação. 2013. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/08/para-1008-darcy-ribeiro-e-anisio-teixeira-exemplos-de-luta-pela-educacao.html> Acesso em: 30 mar. 2015.

GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, n. 2. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/es_tempointegral/Reflexoes_ed_integral.pdf> acesso em 06 abr. 2015.

MEMÓRIA, Tatiana Chagas. CIEPs - Exemplo para o Brasil. Disponível em: <http://www.pdt.org.br/nossas-bandeiras/educacao/mais-sobre-os-cieps/-propostas/reforma/cieps-exemplo-para-o-brasil> Acesso em: 30 mar. 2015.

Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos