A EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS
Resumo
Este trabalho foi realizado devido a necessidade de conhecer o processo de implantação da escola de tempo integral no Brasil, a pesquisa foi baseada, principalmente em Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, que deram grande contribuição para o processo de implantação da escola de tempo integral no país. Anísio Teixeira com a construção do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, na Bahia e Darcy Ribeiro através dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Estado do Rio de Janeiro.
PALAVRAS CHAVE: educação, Integral, Brasil, Anísio, Darcy.
Referências
________________. Educação integral: texto referência para o debate nacional. - Brasília: Mec, Secad, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf> Acesso em: 29 mar. 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
DARCY RIBEIRO e ANÍSIO TEIXEIRA: bons exemplos de luta pela educação. 2013. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/08/para-1008-darcy-ribeiro-e-anisio-teixeira-exemplos-de-luta-pela-educacao.html> Acesso em: 30 mar. 2015.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, n. 2. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/es_tempointegral/Reflexoes_ed_integral.pdf> acesso em 06 abr. 2015.
MEMÓRIA, Tatiana Chagas. CIEPs - Exemplo para o Brasil. Disponível em: <http://www.pdt.org.br/nossas-bandeiras/educacao/mais-sobre-os-cieps/-propostas/reforma/cieps-exemplo-para-o-brasil> Acesso em: 30 mar. 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).