QUANDO OS IRMÃOS LUMIÈRE ENCONTRAM O CERRADO: APROXIMAÇÕES INICIAIS E PROJETOS EM DISPUTA NA ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CINECLUBES

Palavras-chave: educação. Cineclubes. projetos em disputa.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar reflexões iniciais acerca do contexto atual da educação no Brasil, aproximando-a dos cineclubes em atividade no estado de Goiás, em especial o Cineclube Ismael Silva de Jesus, atuante em Goiânia. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico sobre o estado da arte e constatou-se que o cineclube Ismael tem implícita a concepção de movimento social contra hegemônico, mas não chega a fazer um debate sobre um referencial teórico específico – o que nos permite analisá-lo sob a égide de Mészáros (educação para além do capital) e das pedagogias críticas e situadas em Goiás e no Brasil.

Biografia do Autor

Valter Martins de Paula, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá (RP/SP), Licenciado em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá (RP/SP) e Mestre em Educação pelo PPGE/UFJ/Jataí. 

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Tem experiência docente e em pesquisa na área da Educação e Educação Física, e trabalha com temas amparados pelo materialismo histórico dialético relacionados às teorias do conhecimento, as análises críticas da produção científica; formação de professores, trabalho docente e as teorias pedagógicas da educação e educação física. Coordena o Grupo de estudos e pesquisas GERMINAL (Sociedade, Cultura e Formação Humana - PPGE/UFJ/Jataí).

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Publicado
2023-12-21