EXAME DE ORDEM DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVI-19 NO CURSO DE DIREITO

Palavras-chave: Exame de Ordem, Metodologias Ativas, Curso de Direito

Resumo

Para adentrar na Ordem dos Advogados do Brasil, aluno do curso de Bacharel em Direito, entre outros requisitos, precisa ser devidamente certificado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Estatuto da Advocacia (BRASIL, 1994). Contudo, em razão da pandemia da Covid-19, várias provas da OAB foram adiadas, dificultando o exercício da profissão de advogado. Este trabalho tem como objetivo analisar a opinião de alunos do curso de direito acerca das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Será utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa. Como premissa, os dados foram obtidos por meio de questionário no google forms com acadêmicos do curso de Direito da Universidade Anhanguera, unidade de Santo André, Estado de São Paulo, e foram tabulados e analisados de forma descritiva, na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foi possível verificar que as metodologias ativas durante o processo de ensino, contribuiu para o desenvolvimento das competências indispensáveis para o aluno (a) de Direito.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Sartori, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Elisabete Costa Rocha, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Graduanda em Direito pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). 

Leonardo Viana Americano, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Graduando em Direito pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). 

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Publicado
2022-11-29