O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL COMO FATOR DE APERFEIÇOAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: DA LEGISLAÇÃO À EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL

Palavras-chave: Docência. Desenvolvimento. Competências.

Resumo

Este escrito busca discutir o desenvolvimento da carreira docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, como fator de aperfeiçoamento de competências profissionais: da legislação à efetivação no ambiente organizacional. Ele nasce a partir das reflexões alcançadas na disciplina de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, campus Araguaína, e objetiva identificar o nível de competências técnicas dos docentes e quais as causas e efeitos que podem influenciar no desenvolvimento desses profissionais, tendo em vista a importância de uma formação adequada aos profissionais que atuam na Educação Básica e a contribuição para o seu desenvolvimento profissional, sendo utilizada uma metodologia bibliográfica.

Biografia do Autor

Priscilla Novaes Nogueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais –(PPGDire - UFNT).  Especialista em Logística (Uninter) . Graduada em Administração de Empresas- Faculdade do Maranhão. Professora EBTT do IFMA.

Edna Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire - UFNT).  Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Antonio Propício Aguiar Franco (FAPAF). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos LTDA (ITPAC).

Luciana Ribeiro da Cruz, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire - UFNT).  Licenciada em Ciências Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). e em Pedagogia pela Faculdade Pan Americana (FPA). Professora de rede pública municipal de Araguaína - Tocantins.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT). Doutor em Humanidades. Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos).  Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Referências

BOMFIM, Rosa Amorim. Competência profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Organização Sistêmica. 2012, vol.1, nº 1, p.046-063.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 11 de Mai. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o plano de carreiras e cargos de magistério federal. Disponível em: Acesso em: 11 de Mai. 2021.

FLEURY, Maria Teresa Leme.; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. 183-196, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador, ISSN 0104-7043, UNEB, pág. 9-32, Jan/Jun 1997.

GOVERNO FEDERAL. Ministério da Educação. Disponível em: Acesso em: 03 de Jun. 2021.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. In: publicação da OCDE 2005. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr, 2009. Disponível em: Acesso em: 03 de Jun. 2021.

MAXIMIANO, Antônio. Introdução à Administração. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2000.

RIBEIRO, Maisa. Psicologia no desenvolvimento. Londrina: Editora e distribuidora Educacional AS, 2016.

RODRIGUES, Walace; ALMEIDA, Cristiane da Silva; COSTA, Edinilza. Educação e política: O caso do PARFOR e sua relação com o pensamento educacional de Paulo Freire. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa. Unigranrio, Duque de Caxias, Ano IV, Volume 2, Número 2, pág. 141-156, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 de Jun. 2021.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Publicado
2023-02-27