FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavras-chave: Sequência Didática. Novas Tecnologias Digitais. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este relato reflete sobre a percepção do nosso grupo de trabalho, que faz parte da disciplina Metodologia e Prática com o Uso de Novas Tecnologias I, da turma do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, sobre o curso Novas Tecnologias Digitais na Educação (NTDE). Ele foi elaborado e ofertado para instrutores do SENAC, docentes das Redes Municipais de Niterói e do Rio de Janeiro e da Rede Estadual do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu na produção de uma Sequência Didática (SD) voltada para a formação de professores, introduzindo novas tecnologias digitais na educação, com aplicação 100% on-line em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Podemos concluir a partir da avaliação feita pelos cursistas através do formulário do Google Drive, que a utilização de uma SD inserindo as novas tecnologias digitais na educação, pode ser muito eficaz no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Flávia Cabral Alves de Oliveira, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Gerente de instrutores ( Senac- RJ).

Giane Oliveira da Silva de Sá, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME).

Luciane Medeiros de Souza Conrado, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências da Arte. Graduada
em Ciências Sociais. Atualmente é professora do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na
Educação. 

Marcos Antonio Silva, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana ( PPFH-UERJ). Atualmente é professor do
Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca
(Unicarioca) - RJ. 

Neuza Siqueira de Souza, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Professora multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) integrado ao Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos (CREFCON).

Rosemary Fraga Costa, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Educação Artística. Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Victor Gonçalves Gloria Freitas, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN. Professor permanente do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora. 2018.

FORTES, Nathalia Bernardes; AGUIAR, Fabiane Angélica de. A afetividade presente nas interações em cursos EAD: sob a perspectiva de Vygotsky e Wallon. Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2022.

QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET: EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102. Acesso em: 25 maio 2022.
SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 e 232757. Disponível em: . Epub 24 maio 2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698232757. Acesso em: 29 maio 2022.

SOUZA, Neuza Siqueira de. Período pandêmico: a formação continuada do professor da rede de São Gonçalo/RJ no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). In ––––––. Direito educacional e mediação de conflitos. Organizadores: Fabio Dutra e Gisele Herdy Dutra. São Gonçalo: Lit Ler, 1. ed. 2022. p. 103.

VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1. ed. 1987

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. São Paulo: Vozes, 2008.
Publicado
2023-02-27
Seção
Relatos de Experiência