A IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA ESCOLAR PARA A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AS DEMANDAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Palavras-chave: Secretaria Escolar. Formação Continuada. Educação. Gestão Democrática. Planejamento.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a atividade administrativa e pedagógica desenvolvida pela secretaria escolar, tendo o secretário escolar e auxiliar de secretaria como importantes sujeitos no processo educacional. Analisa ainda a atividade administrativa e pedagógica do gestor escolar em sua relação com a secretaria escolar. Para o desenvolvimento dos estudos, metodologicamente, apoiamo-nos na revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, articulando-a a pesquisa documental. Para ampliação e concretização dos estudos, foi utilizada a pesquisa documental do Plano de Ação de uma secretaria escolar, Projeto Político Pedagógico e entrevista com secretário escolar e gestor escolar, os resultados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico. Ao final dos estudos, compreende-se que a ação administrativa e pedagógica está interligada, produzindo condições adequadas para o alcance de metas educacionais em consonância com as demandas e necessidades de todos os setores da escola e da comunidade local.

Biografia do Autor

Joilma Abreu Cabral do Vale, Secretaria Estadual da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES. Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Básica do Estado do Tocantins.

George Lauro Ribeiro de Brito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Doutor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente no Bacharelado em Ciência da Computação, no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional de Sistemas e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública. 

Referências

BRASIL. Guia Didático Pró-gestão: Programa de Capacitação para Gestores Escolares. Brasília; Consed, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Caderno 5- Conselho Escolar, Gestão Democrática da Educação e a Escolha do Diretor.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Caderno 8- Conselho Escolar e a Valorização dos Trabalhadores em Educação.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Atendimento ao Público. Acessado em 12/05/2022, `as 12:12 h: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/profuncionario/modulo_atendimento_publico

LUCK, Heloisa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba, Editora ´Positivo, 2009.

FAGUNDES, Augusta Isabel Junqueira. Educação um Olhar Social. 1° ed. Belo Horizonte, MG: Arroba, 2012

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. In: CORREA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008, p. 11-38.

Publicado
2022-06-06