A IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA ESCOLAR PARA A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AS DEMANDAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Resumo
O presente artigo objetiva investigar a atividade administrativa e pedagógica desenvolvida pela secretaria escolar, tendo o secretário escolar e auxiliar de secretaria como importantes sujeitos no processo educacional. Analisa ainda a atividade administrativa e pedagógica do gestor escolar em sua relação com a secretaria escolar. Para o desenvolvimento dos estudos, metodologicamente, apoiamo-nos na revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, articulando-a a pesquisa documental. Para ampliação e concretização dos estudos, foi utilizada a pesquisa documental do Plano de Ação de uma secretaria escolar, Projeto Político Pedagógico e entrevista com secretário escolar e gestor escolar, os resultados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico. Ao final dos estudos, compreende-se que a ação administrativa e pedagógica está interligada, produzindo condições adequadas para o alcance de metas educacionais em consonância com as demandas e necessidades de todos os setores da escola e da comunidade local.
Referências
BRASIL. Guia Didático Pró-gestão: Programa de Capacitação para Gestores Escolares. Brasília; Consed, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Caderno 5- Conselho Escolar, Gestão Democrática da Educação e a Escolha do Diretor.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Caderno 8- Conselho Escolar e a Valorização dos Trabalhadores em Educação.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Atendimento ao Público. Acessado em 12/05/2022, `as 12:12 h: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/profuncionario/modulo_atendimento_publico
LUCK, Heloisa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba, Editora ´Positivo, 2009.
FAGUNDES, Augusta Isabel Junqueira. Educação um Olhar Social. 1° ed. Belo Horizonte, MG: Arroba, 2012
PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. In: CORREA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008, p. 11-38.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).