DESVELANDO CAMINHOS POR MEIO DO TEATRO: POR UMA ABORDAGEM DIALÓGICA

Palavras-chave: Teatro. Educação. Contexto Sócio-histórico. Subjetividade(s). Laços.

Resumo

Esta análise trata-se de um recorte de dissertação de mestrado em andamento. Evidencia questões relacionadas às potencialidades do teatro na educação e dialoga com Boal (1982, 2012), Reverbel (1979, 1993 e 1997), Morin (2003) e Bakhtin (1997, 2014 e 2018). Discute possibilidades didático-pedagógicas em diálogo com os contextos sócio- históricos discentes. Objetiva perscrutar possibilidades e desafios do trabalho com o teatro na escola, visando salientar um enfoque pedagógico que proporcione ao discente o (re)conhecimento e (re)pensar de sua(s) subjetividade(s), ensejando um diálogo com seu(s) contexto(s) de vida e o estreitamento de laços que o identifiquem como ser situado sócio-historicamente, a fim de proporcionar olhar criterioso e indagador para si e para a realidade local. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos de Bakhtin (2010), cujas inferências exprimem que o pesquisador não é neutro; age e é também constituinte de sua pesquisa, e, em Brandão (2006), no que se refere à pesquisa participante.

Biografia do Autor

Regina Godinho de Alcântara, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na Linha Educação e Linguagens. Professora Adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação/ Centro de Educação/Ufes. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cnpq - Estudos e Pesquisas em Processos de Apropriação da Língua Portuguesa - Gepalp. 

Luan Eudair Bridi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Pós-graduado em Ensino de Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante/ES (FAVENI). Atualmente é professor de Arte na Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Vale de Tabocas, Santa Teresa/ES.

Referências

ALTIERI, Antonio Luis de. A cultura do teatro de Augusto Boal: processos socioeducativos. 2012. 318 p. Tese (Especialização na área de Educação) - Unicamp.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2’ ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.
______. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
______. Problemas na Poética de Dostoievsky. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
______. Questões de Literatura e Estética: A teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
______. 200 exercícios e jogos para o autor e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4 ed. Rio de Janeiro: BCD União Editora S.A, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida SP: Ideias & Letras, 2006.
CARVALHO, Flavio Lanzarini de. Teatro e dialogismo: pensando o teatro-educação com Mikhail Bakhtin. 2004. Dissertação (Especialização em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Sabotagem, 2002.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
REVERBEL, Olga. O texto no Palco. 1 ed. Rio Grande do Sul: Membro do Clube dos Editores, 1993.
______. Teatro na sala de aula. 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1979.
______. Um caminho do teatro na escola. 2 ed. São Paulo: Scpione, 1997.
RODRIGUES, Lisinei Fátima Dieguez. Teatro e Transdisciplinaridade: A experiência do projeto Amora no Colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 134 p. Dissertação (Especialização em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2022-09-06