CONVERSANDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DROGAS A PARTIR DO SAMBA: UMA AÇÃO EDUCATIVO-REFLEXIVA EM DUQUE DE CAXIAS, RJ

Palavras-chave: Drogas. Ciência e Arte. Samba. Educação Básica. Projeto DESEJA.

Resumo

Por anos o debate do tema drogas nas escolas apresenta bases proibicionistas que pouco consideram a diversidade cultural e a dimensão biopsicossocial das relações humanas.  Nesse contexto, considerando as práticas de uso, abuso e dependência de drogas como fenômenos sociais que atingem classes e grupos étnicos diversos foi realizada uma pesquisa de mestrado em que foram coletadas as impressões de discentes sobre a presença de substâncias lícitas e ilícitas em seus universos cotidianos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de Duque de Caxias, RJ, no âmbito da ação extensionista Drogas, Educação, Saúde e EJA (DESEJA). Nesse contexto a análise de diálogos reflexivos sobre uso de drogas a partir de um samba de Bezerra da Silva aprofundada por questões norteadoras revelou as construções sociais acerca das drogas. A interlocução com tais ferramentas ofereceu um cenário de análise sobre a potencialidade dos sambas e letras de música como recurso pedagógico estimulador para debates sociais com jovens do Ensino Médio, sobretudo acerca dos estigmas, práticas de uso e abuso de psicoativos.

Biografia do Autor

Vinicius Motta da Costa, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo PPGEBS-IOC-FIOCRUZ. Professor de Sociologia da SEEDUC/RJ e Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ). 

Francisco José Figueiredo Coelho, Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo PPGEBS-IOC-FIOCRUZ. Docente e Orientador do PPGEBS-IOC-FIOCRUZ e Pesquisador do GPED/UERJ. 

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

[1]Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo PGEBS/IOC/FIOCRUZ. Docente e Orientador do PPGEBS/IOC/FIOCRUZ e bolsista de Produtividade em Pesquisa da UEMG.

Referências

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COELHO, Francisco José Figueiredo. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2019.

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Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos