“ENTRELUGAR”: TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Entrelugar. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Criança.

Resumo

Entende-se que a educação infantil é um período de amplitude dos horizontes sociais e de conhecimento da criança, em que ela passa a conviver num segundo espaço de socialização estruturado/organizado com a finalidade de aprender. Como outro em sua vida, é transitório e antecede o Ensino Fundamental. A transição entre estes dois níveis denomina-se aqui de “entrelugar”. Objetiva-se analisar os aspectos que envolvem o entrelugar e de como se pode pensar em estratégias para fortalecer a resiliência da criança e encorajá-la a sentir-se segura para enfrentar as dificuldades e obstáculos que surgirem nesta travessia. Para concretizá-lo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, com método exploratório e análise qualitativa. Conclui-se que vários aspectos relevantes envolvem o entrelugar, no entanto, destaca-se aqui o acolhimento; sintonia na organização curricular e nas escolhas didático-metodológicas do professor; e o respeito ao ritmo de aprendizagem da criança, que levam ao seu desenvolvimento pleno e a maior aprendizado.

Biografia do Autor

Simone Soares Rissato, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada (URI). Pedagoga. Professora efetiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Professora efetiva da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino de Rondonópolis-MT. 

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Educação (PUCRS). Pós-Doutora em Educação. Atualmente é professora/Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Referências

ANDRADE, Elisabete; NOGARO, Arnaldo; CALAI, Helena Copetti. Formação continuada de professores (as) e sua relação com o conceito de acontecimento. Educação em Foco, ano 19, n. 27, p. 123-144, jan./abr. 2016.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BHABHA, Homi. O terceiro espaço: uma entrevista com Homi Bhabha. Entrevista concedida a Jonathan Rutherford. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona, p. 35-41, 1996.

_____. O entrelugar das culturas. In: COUTINHO, Eduardo (Org.). O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses: textos seletos de Homi Bhabha. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

_____. O local da cultura. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2020.

_____. Conselho Nacional de Educação/ Câmara da Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União. Brasília-Distrito Federal, 2010.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n 19, Jan/Fev./Mar./Abr. 2002.

CARMO, Débora de Lima do. “Eles ainda são crianças”. A transição das crianças da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental no Colégio Pedro II. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2019.

CHECCONI, Fabiana Fiorim. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a criança no foco das investigações. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) – Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, Araraquara, São Paulo, Brasil, 2016.

DIAS, Edilamar Borges; CAMPOS, Rosânia. Da educação infantil para o ensino fundamental: qual o fio condutor no processo de transição sob o olhar das crianças. EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar – ENAEH. III Seminário Internacional de Representações Sociais – Educação. V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente- SIPO – Cátedra UNESCO. Anais. PUCPR. 26 a 29 de outubro de 2015. ISSN: 2176-1396.

DIAS, Talita Larissa Amaral; SILVA, Yasmin Godoi da. 0 transição da educação infantil para o ensino fundamental no ciclo de nove anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, São Paulo, Brasil.

FERREIRA, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manuel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? Educ. Soc. Campinas, v. 26, n. 91, p. 379-389, maio/ago. 2005.

LIPPI, Elisiane A.; NOGARO, Arnaldo; LUFT, Hedi M. Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na escola de Educação Infantil. Curitiba/PR: CRV, 2017.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MATURANA, Humberto; VERDEN-ZOLEN, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarca à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

NOGARO, Arnaldo; NOGARO, Ivania. Primeira infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida. Erechim/RS: Edifapes, 2012.

NÓVOA, António. Pedagogia: a terceira margem do rio. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/pedagogianovoa.pdf Acesso em: 7 abril/2020.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. A contribuição das noções de entre-lugar e de fronteira para a análise da relação entre religião e democracia. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 160-176, jul./dez. 2015.

SERODIO, Suzana Cristina Fulaneto; STEINLE, Marilzete Cristina Boanafini. A importância da organização do espaço para atender o aluno do 1º ano do ensino fundamental de nove anos. XVI Semana da Educação. VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação. “Desafios atuais para a Educação”. p.127-142, 2015.

SILVA, Tamili Mardegan da. Os entrelugares educação infantil-ensino fundamental: o que podem os currículos tecidos com os cotidianos das escolas? 2018. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2018.

ZANATTA, Joana; MARCON, Vera Inês; MARASCHIN, Maria Lucia Marocco. O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar – ENAEH. III Seminário Internacional de Representações Sociais – Educação. V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente- SIPO – Cátedra UNESCO. PUCPR. 26 a 29 de outubro de 2015. ISSN: 2176-1396.
Publicado
2022-09-06