A ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTENDIMENTOS, DIMENSÕES E CONFIGURAÇÕES DO CAMPO
Resumo
Trata-se de uma resenha crítica da obra “Enciclopédia Brasileira da Educação Superior”, organizada por Marília Costa Morosini, professora da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior e do Centro de Estudos em Educação Superior, com vasta experiência na área de estudos da Educação Superior. Na resenha, apresentamos a obra expondo os principais argumentos presentes nas suas seções com relação a Internacionalização, Políticas, Gestão, Avaliação, História da Educação, Currículo e Práticas, Formação de professores e o Estudante, elementos fundamentais nos debates atuais sobre as condicionantes do campo de estudos. A obra possibilita ao leitor compreender a complexidade do campo da Educação Superior para além da diversidade das instituições que o compõem, mas sim permitindo a construção de um olhar técnico e sensível para um fenômeno multifacetado, dinâmico e relevante face às novas demandas emergentes da tessitura social.
Referências
MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. Porto Alegre: Edipucrs, v. 1 e 2. E-book. 2021. Disponível em: https://editora.pucrs.br/livro/1421. Acesso em: 23 nov. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).