A ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTENDIMENTOS, DIMENSÕES E CONFIGURAÇÕES DO CAMPO

Palavras-chave: Educação Superior. Contextos Emergentes. Resenha.

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da obra “Enciclopédia Brasileira da Educação Superior”, organizada por Marília Costa Morosini, professora da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior e do Centro de Estudos em Educação Superior, com vasta experiência na área de estudos da Educação Superior. Na resenha, apresentamos a obra expondo os principais argumentos presentes nas suas seções com relação a Internacionalização, Políticas, Gestão, Avaliação, História da Educação, Currículo e Práticas, Formação de professores e o Estudante, elementos fundamentais nos debates atuais sobre as condicionantes do campo de estudos. A obra possibilita ao leitor compreender a complexidade do campo da Educação Superior para além da diversidade das instituições que o compõem, mas sim permitindo a construção de um olhar técnico e sensível para um fenômeno multifacetado, dinâmico e relevante face às novas demandas emergentes da tessitura social.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor Colaborador do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Licenciado em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). 

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG, modalidade EAD. Doutora, Mestra em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. Porto Alegre: Edipucrs, v. 1 e 2. E-book. 2021. Disponível em: https://editora.pucrs.br/livro/1421. Acesso em: 23 nov. 2021.

Publicado
2022-05-17