CARTOGRAFIAS EM (DES)CONSTRUÇÃO: OS SENTIDOS DA ‘ESCOLA’ NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR E DOMICILIAR

Palavras-chave: Cartografia. Classe Hospitalar. Atendimento Pedagógico Domiciliar. Sentidos de Escola.

Resumo

O texto objetiva discutir os sentidos que são produzidos e agenciados para as ideias de escola ao longo do atendimento pedagógico hospitalar e domiciliar da criança e do adolescente diagnosticados com graves doenças e que, impossibilitados de frequentar a escola regular, necessitam do acompanhamento pedagógico oferecido pelos professores nas classes hospitalares e/ou em domicílio até o retorno à escola. Este trabalho tem a cartografia como método de pesquisa por este se mostrar aberto aos contínuos movimentos que emergem nas/das "esquinas" (intermezzo) entre a casa, o hospital e escola. Foram utilizados a entrevista e o esquizodiário como dispositivos de produção de informações, tendo a Esquizoanálise como aporte teórico-metodológico.  Desse território de pesquisa, pode-se dizer que os sentidos de escola transitam por linhas molares (duras) e moleculares (maleáveis), em que cada professora e estudante constroem para si um sentido de escola, de acordo com as (in)traduções que fazem em seus fluxos experienciais

Biografia do Autor

Natália Silva Resende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Psicologia (pela PUC-MG). Mestre em Educação (pela UESB). 

Daniele Farias Freire Raic , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação; Pós-doutorado em Educação (Faced/UFBA). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL/UESB). Professora dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB) e em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP/UESB). Líder do Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (Geforppec/CAPES). 

Referências

BAREMBLITT, Gregório. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Editora Instituto Félix Guattari, 5ª edição, Belo Horizonte, 2002.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Editora Alfaguara, 1º edição, 2016

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados, Lei nº8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990-ECA, Brasília, DF.

BRASIL, Ministério da Educação. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Editora Escuta, São Paulo, 1998.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Editora 34, São Paulo, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 01. Editora 34, São Paulo, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.04. Editora 34, São Paulo, 2012

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Editora 34, São Paulo, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka por uma literatura menor. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2017.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa escrever. Editora Olho D´Água, São Paulo, 1997.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Ed. Vozes, Petrópolis, 1996.

HUR, Domenico Uhng. Psicologia, Política e Esquizoanálise. Campinas, SP. Editora Alínea, 2019.

RAIC; Daniele Farias Freire. O pedagogo-bricoleur: diferenças nas tramas da pedagogicidade. Editora Appis, 1ª ed, Curitiba, 2020.

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A Cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia & Sociedade, n. 21, PUC –MG, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zdCCTKbXYhjdVYL4VS8cXWh/abstract/?lang=pt Acesso em 10 de dez. 2021.

TEDESCO, Silvia; SADE, Christian; CALIMAN, Luciana Vieira. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. (orgs.) Pistas do método da cartografia. Porto Alegre, Sulina, 2016.

SISCAR, Marcos. Jacques Derrida: literatura, política e tradução. Editora Autores Associados, Campinas, SP, 2012.

VASCONCELOS, Sandra Maria Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v.28, n.51, jan-abr 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9118/pdf. Acesso em 05 dez. 2021

VAZ, Tamiris. Docência em deriva: atravessamentos de um devir professor. Seminário de pesquisa em educação da região Sul. 2012. IX ANPED Sul. Anais ANPED Sul. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1243/790 Acesso em 20 nov. 2021.
Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos