CONSTRUÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOB O VIÉS DA SUBJETIVIDADE

Palavras-chave: Espaço Escolar. Formação de Professor. Residência Pedagógica. Língua Inglesa. Laço Social e Subjetividade.

Resumo

Este artigo busca tematizar a relação entre laço social, subjetividade e espaço escolar através do compartilhamento de experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica em Língua Inglesa, realizado entre agosto de 2018 a janeiro de 2020, em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Araguaína -Tocantins. O programa de Residência Pedagógica contava com uma coordenadora geral, um preceptor na escola-campo e dez residentes bolsistas. A Residência Pedagógica teve como objetivo a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, tendo como metodologia   rever o currículo escolar e agregar ao mesmo metodologias ativas para melhorar o ensino em Língua Inglesa. Ao longo do Programa foram produzidos materiais didáticos e realizados eventos no ambiente escolar como gincanas, atividades pedagógicas dentre outras. Todo trabalho desenvolvido na escola-campo visou a melhoria do ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas e proveitosas. Os resultados superaram ao esperado, pois o trabalho foi realizado com muita dinamicidade, compromisso e dedicação de todos os participantes. Todo material produzido durante o programa foi entregue a escola-campo, para que outros professores pudessem compartilhar e trabalhar na construção de um ensino de qualidade, inclusivo e democrático.

Biografia do Autor

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Docente Doutora da graduação em Letras/Língua Inglesa, do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional/UFT (PROFLETRAS). Colaboradora do PPGLLIT em Letras: Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - câmpus de Araguaína. Orientadora do Programa de Residência Pedagógica 2018-2020 – UFT/Araguaína/TO.

Davi Pereira Gomes, Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc/TO)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Professor da Educação Básica Pública Estadual do Tocantins (Seduc/TO). Membro do grupo de Estudos e Sentidos Tocantinenses -(GESTO/UFNT).

Referências

BRASIL. Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior (CAPES). Programa de Residência Pedagógica Edital Nº 1/2020. Acesso: https://sei.capes.gov.br/sei.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida, O paradigma emergente e a prática pedagógica. Cutiba: Champagnat, 1999.

BRITO, Cristiane Carvalho de Paulo. Diários reflexivos de professores de Língua Inglesa em formação inicial: o outro que (me) confessa. In: Silva, Wagner Rodrigues. Letramento de professores em formação inicial: Interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
LUDWIG, Carlos Roberto; MACHADO, Luzia Angélica Moreira. O mundo plástico dos materiais didáticos: uma análise do livro interchange numa perspectiva intercultural. Entreletras. Araguaína/TO, v. 8, n. 2, p.124-146, jul./dez. 2017. Disponível em: Acesso em: 27 mar. 2021.
PICONEZ, S.C.B.A prática de ensino e o estágio supervisionado: aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: Stela C. B. Piconez (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 19ª.ed. Campinas: Papirus, 2010.pp.13-33.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. A complexidade, a escola e o aprender-ensinar. 2006. disponível em: http://estagiodepedagogia.fe.ufg.br/uploads. Acesso em 18 jan.2014.

VIEIRA, Miliane M. C; REIS. Kaliny. A; NETO. Osmar M; GOMES. Davi.P; TOLEDO. Sharon Elaine da. S. G. Diferença do uso e não uso do livro didático em duas escolas nas aulas de Língua Inglesa. Revista Desafios – v. 7, n. Supl. RP-UFT, 2020a.

VIEIRA. Miliane M. C; SANTOS. Alicia de S; DIAS. Luana O.; MONTEIRO.Jaiara M. A. Residência Pedagógica: práticas que transformam. Revista Desafios – v. 7, n. Supl. RP-UFT, 2020b.
Publicado
2022-09-06