DIAGNÓSTICO DE EVASÃO E ESTRATÉGIAS PARA RETENÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: DA TEORIA À PRÁTICA EM MOMENTOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Evasão Escolar. Retenção Escolar. Resiliência. Universidade. Aluno

Resumo

A evasão e a retenção dos alunos sempre foram uma preocupação das universidades. Por este motivo, compreender como lidar com isto em momento de pandemia se faz tão importante quanto necessário. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar características que possam reduzir a evasão e aumentar a retenção dos alunos universitários, entre os alunos pesquisados, 58% não estão conseguindo se organizar para produzir bons resultados em atividades acadêmicas virtuais e, 78% não se sentem bem emocionalmente em virtude as ações resultantes da pandemia. Concluiu-se que a falta de interação dos alunos em tempo de pandemia, fora do ambiente de ensino e sem o apoio das universidades com suas tecnologias, gera situações disfuncionais, provocando situações emocionais e gerando situações financeiras que possibilitam a evasão universitária. Desse modo, este trabalho apresenta algumas fronteiras de condições suportáveis, aceitáveis e viáveis devido a fatores de resiliência e retenção universitária.

Biografia do Autor

Jadir Perpétuo dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

 Pós-Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (pela UFABC). Doutor em Engenharia Mecânica (pela UNICAMP), Mestre em Administração (pela UNICID) e atualmente sou professor na: Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), FATEC Zona Leste/Itaquera, SENAC S. P.

Alan de Brito Santana, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática (UNICSUL). Graduado em Engenharia de Produção (UNICSUL).  Professor na Universidade Cruzeiro do Sul.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Pós-Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação e Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São marcos e Graduado em Comunicação Social pela Universidade Bandeirante de São Paulo. É professor na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). 

Antônio Carlos de Alcantara Thimóteo, Faculdade de Tecnologia (FATEC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul, Mestre em Administração e Gestão de Projetos pela UNINOVE-Universidade Nove de Julho.  Graduado Bacharel em Administração de empresas pela UNICID- (Univ. Cidade de São Paulo). É professor no Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Faculdade de Tecnologia FATEC - (São Bernardo do Campo).

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Publicado
2023-09-20
Seção
Artigos