EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Educação inclusiva. Docência. Escola. Formação de Professores.

Resumo

Na contemporaneidade a educação inclusiva tem se tornado o alvo de muitas pesquisas acadêmicas/cientificas e também se tornado cada vez mais presente nas escolas. O presente artigo objetiva-se em esclarecer sobre as dificuldades da inclusão no âmbito escolar e também a necessidade que as escolas apresentam em transitar do conceito de inclusão excludente para inclusão inclusiva. Nestes aspectos a metodologia utilizada foi por meio de uma pesquisa bibliográfica por intermédio do diálogo entre autores como: Martins (2012); Pimentel (2012); Kassar (2011); Brasil (2007) e outros. Os resultados foram que os futuros professores precisam conhecer a realidade que os espera, aprendendo não só a estrutura disciplinar da Instituição de Ensino Superior (IES) a que frequenta, mas também que a diversidade do público estudantil é deveras significativa e real.

Biografia do Autor

Lucrécia Borges Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Geografia (pela UFT) Campus de Araguaína-TO. Pós-Graduada em Psicopedagogia Educacional (pela FAIARA) Araguatins-TO. Pós-Graduada em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (pelo IFTO) Campus de Araguaína-TO, Mestra em Estudos de Cultura e Território (pela UFT) Campus de Araguaína-TO. 

Referências

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Publicado
2023-12-21