A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOB A PERCEPÇÃO DE LACTANTES ATENDIDAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS – TO
Resumo
O estudo tem como principal objetivo o de investigar a percepção das lactantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Augustinópolis – TO quanto à importância de se oferecer o leite materno de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida da criança. A pesquisa é descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa. O município possui cinco UBS, na qual, a pesquisa foi realizada com duas lactantes por cada unidade totalizando assim, dez participantes, utilizando assim de formulários para a coleta de dados. Os resultados expõem que as lactantes foram informadas sobre a importância do aleitamento materno em 91%, sendo que delas, 60% foram orientadas por profissionais da saúde do município, porém, 70% já alimentaram o recém-nascido com outro tipo de alimento. Ao término desta pesquisa, alcançaram-se os objetivos acerca da percepção da lactante sobre o aleitamento materno exclusivo ao recém-nascido no município nas UBS de Augustinópolis – TO.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).