UM PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E NO ENSINO DE FÍSICA ARTICULADO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UM PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA À DOCÊNCIA

  • Rejane Aurora Mion Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Programa de Pesquisa Científica. Programa de Investigação-ação Educacional. Iniciação Científica à Docência. Formação do Professor e Pesquisador.

Resumo

Objetivamos, aqui, apresentar um program de investigação-ação educacional na formação inicial, Ensino de Física articulados à formação continuada de professores em serviço. As base teórico-epistemológica, metodológica e prática em Lakatos, Habermas, Carr e Kemmis, Freire, De Bastos, Mion, Mion e Angotti. Os dados foram coletados por meio de: análise documental; observação direta (por escrito, de próprio punho), seguindo um roteiro e em gravação eletrônica (áudio, video e computador). Quanto à análise dos dados, a reconstrução racional da história da propria prática, seguindo o roteiro próprio. Os resultados colocam  programa com o progressive, por apresentar avanços teóricos, heurísticos e empíricos. Indicam ainda o papel epistemológico do rigor metódico.

Biografia do Autor

Rejane Aurora Mion, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-doutorado pela Unesp. Doutora em Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Ensino de Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF).  Graduada em Ciências Naturais com Licenciatura Plena em Física pela Universidade de Ijuí (Unijuí).

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos