EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Docente. Política Pública.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de discutir a formação de professores na perspectiva da Educação a Distância – EAD. Muitas iniciativas voltadas para a formação de professores surgiram apoiadas nas políticas públicas educacionais, a partir da LDB/96, lei nº 9.394, onde se estabeleceu o incentivo ao uso dessa modalidade, principalmente para alcançar metas estipuladas em planos de desenvolvimento educacional. Ademais, a pesquisa busca apresentar o contexto histórico da Educação a Distância, refletir sobre o ensino a distância como política pública e identificar os desafios da formação de professores frente ao ensino tecnológico. A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo, realizado a partir dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, através de artigos publicados em periódicos, livros disponíveis em bibliotecas virtuais, embasados em autores como: Torres e Fialho (2009), Orth, Mangan e Neves (2012); Capeletti (2014) entre outros autores. Com este trabalho esperamos contribuir com os estudos referentes ao tema exposto, propiciando melhor compreensão dos fatores que constituem a Educação a Distância

Biografia do Autor

Daniela Almeida Barbosa, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins-Unitins. Araguatins-TO, Brasil. 

Simara de Sousa Muniz, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da (UFT). Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT (2017). Graduada em Pedagogia (2014). Graduada em Letras (2017) É professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, Araguatins-TO, Brasil. 

Referências

ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 09-13. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/bibliografia/527/2004/12/educacao_a_distancia_-_o_estado_da_arte. Acesso em: 09/09/21.

ASSUMPÇÃO, Georgia de Souza; CASTRO, Alexandre de Carvalho; CHRISPINO, Álvaro. Políticas Públicas em Educação Superior a Distância – Um estudo sobre a experiência do Consórcio Cederj. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n. 99, p. 445-470, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-403620180026000938. Acesso em: 18/09/21.

ATAÍDE, Denyse Mota da Silva. Letramento Digital e a Formação de Professores: Limites e potencialidades na perspectiva do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína-TO. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/180. Acesso em: 20/11/2021.

BARRETO, Hugo. Aprendizagem por televisão. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 449-455 Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/bibliografia/527/2004/12/educacao_a_distancia_-_o_estado_da_arte Acesso em: 20/09/21.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional -9394/96. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24/10/21.

_______, Lei nº 12.056, de 13 de outubro de 2009. Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, 13 de outubro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12056.htm Acesso em: 24/09/21.

______, Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, 25 de maio de 2017. Disponível em:
http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%2099.710-1990?OpenDocument. Acesso em: 25/09/21.

______, Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.Brasília-DF, 06 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 20/11/21.

BEZERRA, Edna Silva Galiza; VAZ, Telma Romilda Duarte. Perspectivas da formação de professores de Pedagogia na modalidade EAD: a percepção de estudantes e coordenadores de curso no município de Naviraí-MS. In: II Encontro internacional de gestão, desenvolvimento e inovação, 1, 2018, Naviraí. Anais. Naviraí: UFMS, 2018. p. 01-20. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/7091. Acesso em: 17/10/21.

CAPELETTI, Aldenice Magalhães. Ensino a distância desafios encontrados por alunos do ensino superior. Revista eletrônica saberes da educação, n.1, p. 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Aldenice.pdf.
Acesso em: 12/10/21.

CORRÊA, Giselda; BOLL, Cíntia Inês. A Educação a Distância na formação de professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Especialização. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/140230. Acesso em: 12/10/21.

FACHINETTO, Eliane Arbusti. Hipertexto e as práticas de leitura. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Santa Cruz do Sul, n.3, p. 1-19, 2005. Disponível em: http://www.letramagna.com/Eliane_Arbusti_Fachinetto.pdf. Acesso em: 20/11/21.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERMIDA, Jorge Fernando. BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf Acesso em: 03/09/21.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Disponível em: http://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/421/pdf/. Acesso em: 09/09/2021.

MANUAL DE OPERACIONALIZAÇÃO. FUNDESCOLA - SEED / MEC Brasília – 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/manoprec.pdf. Acesso em: 20/10/21.

MEDEIROS, Simone. A Docência (e a formação docente) na Educação a Distância (EaD): notas para a reflexão. Educação em Perspectiva. Viçosa, n.2, 231-354, 2010. Disponível em: http://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/. Acesso em: 13/10/21.

MORAES, Raquel de Almeida. O Proformação e seu modelo de Educação a Distância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.44, p. 262-274, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639990/0 Acesso em: 30/09/21.

MOTA, Ronaldo. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 297-302. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/bibliografia/527/2004/12. Acesso em: 05/10/21.

NUNES, Ivônio Barros. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 02-08. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/bibliografia/527/2004/12/educacao_a_distancia_-_o_estado_da_arte Acesso em: 11/09/21.

PLACCO, Vera Nigro de Souza; SILVA, Sylvia Helena Souza da. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p. 25-31.

PRODANOV, Cleber Cristiano.; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale - Rio Grande do Sul – Brasil, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/. Acesso em: 03/11/21.

RIBEIRO, Renata Aquino. Introdução a EAD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. Disponível em: http://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/22097/pdf/. Acesso em: 10/09/21.

RODRIGUES, Williams dos Santos. A formação inicial dos professores na EAD: desafios e perspectivas no processo educacional. Revista Paidéi@. N. 22, p. 93-117, 2020. Disponível em: http://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/index Acesso em: 30/09/21.

SILVA, Edson Vieira da. Educação a Distância: uma realidade na formação docente inicial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 4., 2018. São Carlos. Anais... São Carlos: UFScar, 2018. p.01-12. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.p. Acesso em: 14/10/21.

SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n.4, p.53-77, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602014000800053&script. Acesso em: 14/10/21.

TOLEDO, Elisabeth Maria Lopes. A formação inicial de professores na modalidade de Educação a Distância EAD: o desafio da presença da ausência. Revista de Educação, Cascavel-PR, n.12, 2011. p. 173-189. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5282 Acesso em: 20/10/21.

TORRES, Patrícia Lupion. FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Educação a distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 456-460. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/bibliografia/527/2004/12/educaca. Acesso em: 23/09/21.

TOCANTINS - Universidade Estadual do Tocantins. 2020. Disponível em: https://www.unitins.br/nportal/portal/page/show/historico. Acesso em: 20/11/2021.
Publicado
2022-09-06