USO E INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NA VIDA DE UNIVERSITÁRIOS EM ATIVIDADES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA

Palavras-chave: Rede Social. Estudantes. Educação à Distância. Saúde do Estudante. Covid-19.

Resumo

Durante a pandemia, a internet e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foram ferramentas e recursos essenciais para manutenção da interação social, do trabalho, da saúde e do ensino. Entretanto, seu uso indevido pode acarretar em impactos negativos na saúde física e mental. Este artigo teve como objetivo investigar o uso e impacto das Redes Sociais Digitais em universitários, em ensino remoto, durante a pandemia, bem como possíveis associações destas com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Amostra de 2034 universitários de instituições de ensino superior brasileiras. Desenvolvidos e aplicados dois questionários semiestruturados referentes à caracterização dos dados sociodemográficos, acadêmicos e de quarentena e, outro sobre o uso das Redes Sociais Digitais. Análise dos dados por estatística descritiva e inferencial. Verificou-se ambiguidade do uso positivo e negativo das redes sociais. Identificada relação positiva frente a possibilidade de continuidade da vida social, acadêmica, como fonte de lazer e de informação. A relação negativa foi identificada considerando os prejuízos na saúde com impacto no sono e na saúde mental. Identificação pelos participantes quanto ao uso abusivo ser viciante e perigoso.

Biografia do Autor

Meire Luci Silva, UNESP

Doutora em Engenharia Biomédica. Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Guilherme Moreira Santos, UNESP

Graduando de Terapia ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Catia Candida Almeida, FUNEPE

Doutorado em Ciência da Informação. Docente da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). 

Nilson Rogéria da Silva, UNESP

Pós-Doutor em Psicologia. Livre docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Referências

AKER, Servet; MIDIK, Özlem. The views of medical faculty students in Turkey concerning the COVID-19 pandemic. Journal of Community Health, v. 45, n. 4, p. 684-688, 2020. https://doi.org/10.1007/s10900-020-00841-9
AL MAMUN, M. A.; GRIFFITHS, Mark D. The association between Facebook addiction and depression: A pilot survey study among Bangladeshi students. Psychiatry research, v. 271, p. 628-633, 2019. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2018.12.039.
AL-AMAD, Suhail H.; HUSSEIN, Amal. Anxiety among dental professionals and its association with their dependency on social media for health information: Insights from the COVID-19 pandemic. BMC psychology, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1186/s40359-020-00509-y
ANDRADE, Lorena et al. A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da pandemia por Covid-19. Health Residencies Journal-HRJ, v. 1, n. 2, p. 44-61, 2020. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i2.12 .
ARISTOVNIK, Aleksander et al. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8438, 2020. https://doi.org/10.3390/su12208438
BATICULON, Ronnie E. et al. Barriers to online learning in the time of COVID-19: A national survey of medical students in the Philippines. Medical science educator, v. 31, n. 2, p. 615-626, 2021. https://doi.org/10.1007/s40670-021-01231-z
BENATTO, Ana Sofia Gameiro Lopes de Castro. A influência das redes sociais no comportamento alimentar dos universitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em 05 abr.2022.
BLASIO, Andreia Duma; VOOS, Charles Henrique. Os impactos das redes sociais na atividade acadêmica de estudantes da Faculdade Guilherme Guimbala. Monumenta-Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 1, n. 2, p. 214-241, 2020. Disponível em: . Acesso em 05 abr.2022.
BRASIL, 2022. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior, 2020 - Notas Estatísticas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2020d. Disponível em: https://bit.ly/2A5jQ9h. Acesso em: 29 mar. 2022.
CARMO, Maurício Souza do. O empreendedorismo nas mídias sociais como alternativa para a formação de renda: um estudo de caso no município de Governador Mangabeira-BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade Maria Milza. Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, 2020. Disponível em: http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/2049. Acesso em 05 abr.2022.
CASTILHO, César Teixeira; RIBEIRO, Sheylazarth Presciliana; UNGHERI, Bruno Ocelli. Distanciamento social e tempo livre: Paradoxos vivenciados por estudantes da universidade estadual de minas gerais no âmbito do lazer. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 23, n. 3, p. 93-125, 2020. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25216.
COELHO, Ana Paula Santos; OLIVEIRA, Daniela Sousa; FERNANDES, Elionara Teixeira Boa Sorte; DE SOUZA SANTOS, Alana Libânia; RIOS, Mônica Oliveira; FERNANDES, Emanuella Soares Fraga; FERNANDES, Talitha Sonally Soares. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e943998074-e943998074, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8074. Acesso em 05 abr.2022.
COSTA, Robson Antônio Tavares; OLIVEIRA, Luciano Rodrigo; MONTEIRO, Wilson Oliveira; NUNES, Víctor Magalhães; MENDONÇA, Mário. A visão dos colaboradores sobre o uso das mídias sociais no ambiente de trabalho. Revista Portuguesa de Ciências Jurídicas, v. 1, n. 02, p. 49-65, 2020. Disponível em: https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpcj/article/view/354/526>. Acesso em 05 abr.2022.
DE LEMOS, C. F. Uso problemático da internet e das redes sociais: relação com a regulação da satisfação das necessidades psicológicas e a saúde mental. Orientador: Professor Doutor António Branco Vasco. 2019. 120 p. Tese de Mestrado (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/41657. Acesso em 05 abr.2022.
DE OLIVEIRA, Aline Carau; DE MACÊDO, Edinadja Mayara; FORBELONI, Jacimara Villar; FONSECA, Ramon Williams Siqueira. O uso do Whatsapp como ferramenta de trabalho pelos docentes da UFERSA Angicos e suas consequências na saúde. In: Anais da XI Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. SBC, 2018. p. 115-119. https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13458
DE PAULA, Fabio Rocha; DA SILVA MELLO, Marcia Gomide. Análise de Redes Sociais: a formação de grupos do Facebook frente à epidemia da COVID-19 no Brasil. VITTALLE-Revista de Ciências da Saúde, v. 32, n. 1, p. 32-42, 2020. https://orcid.org/0000-0002-3406-7276.
DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020.
HUSSAIN, Irshad. A study to evaluate the social media trends among university students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 64, p. 639-645, 2012. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.075.
JÚNIOR, Ademir Félix Arantes et al. Associação entre qualidade do sono e o tempo de tela em adolescentes. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e43810716714-e43810716714, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16714.
KHATTAR, Anuradha; JAIN, Priti Rai; QUADRI, S. M. K. Effects of the disastrous pandemic COVID 19 on learning styles, activities and mental health of young Indian students-a machine learning approach. In: 2020 4th International Conference on Intelligent Computing and Control Systems (ICICCS). IEEE, 2020. p. 1190-1195. https://doi.org/10.1109/ICICCS48265.2020.9120955.
KRASNOVA, Hanna; VELTRI, Natasha; ELING, Nicole; Buxmann, Peter. Why men and women continue to use social networking sites: The role of gender differences. The Journal of Strategic Information Systems, v. 26, n. 4, p. 261-284, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2017.01.004.
LEMENAGER, Tagrid et al. COVID-19 lockdown restrictions and online media consumption in Germany. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 1, p. 14, 2021. https://doi.org/10.3390/ijerph18010014.
MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026.
MARICATO, João de Melo; LIMA, Ethamillya Lyanna Moura. Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: . Acesso em 05 abr.2022.
MARIN, Cássia Elisa; FELDENS, Viviane Pessi; SAKAE, Thiago Mamôru. Dependência de Internet, qualidade do sono e sonolência em estudantes de Medicina de Universidade do Sul do Brasil. Rev AMRIGS, v. 60, n. 3, p. 191-7, 2016. Disponível em: < https://web.archive.org/web/20180412032422id_/http://www.amrigs.com.br/revista/60-03/06_1632_Revista%20AMRIGS.PDF> Acesso em 05 abr.2022.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira Teixeira; DIAS, Ana Cristina Garcia. Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. psicologia: ciência e profissão, v. 36, p. 224-233, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-3703001482014 .
OYEYEMI, Sunday Oluwafemi; GABARRON, Elia; WYNN, Rolf. Ebola, Twitter, and misinformation: a dangerous combination?. Bmj, v. 349, 2014. https://doi.org/10.1136/bmj.g6178.
PEDRAL, Vanusa Alves; MARTINS, Poliana Cardoso; DE OLIVEIRA PENAFORTE, Fernanda Rodrigues. “Eu que lute nessa quarentena pra ficar com corpo desse”: discursos sobre corpo e alimentação nas redes sociais em tempos de isolamento social. The Journal of the Food and Culture of the Americas, v. 2, n. 2, p. 69-88, 2020. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.74.
SAMPAIO, Valdeci Cira Filgueira Sampaio; TAVARES, Cristiano Vianna C. Castellão. Marketing digital: O poder da influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 104, p. 1-26, 2017. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf. Acesso em 05 abr.2022.
SANTOS, Valmaria Lemos da Costa; SANTOS, José Erimar dos. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, v. 6, p. 307-328, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547175023. Acesso em 05 abr.2022.
SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (campinas), v. 37, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063.
SOUZA, Karlla; DA CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n. 3, p. 204-2017, 2019. https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i3.156.
TANG,Lu; BIE Bijie; PARK, Sung-Eun; ZHI, Degui. Social media and outbreaks of emerging infectious diseases: A systematic review of literature. American journal of infection control, v. 46, n. 9, p. 962-972, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ajic.2018.02.010.
WANG, Chongying; ZHAO, Hong. The impact of COVID-19 on anxiety in Chinese university students. Frontiers in psychology, v. 11, p. 1168, 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01168.
Publicado
2022-08-29