OLHAR SUSTENTÁVEL NA ECOPEDAGOGIA

Palavras-chave: Bom Viver. Desenvolvimento Sustentável. Ecopedagogia.

Resumo

A descoberta da Terra como um sistema vivo em evolução tem causado na humanidade um conjunto de novas sensibilidades e/ou percepções. Por um lado, reconhecendo que a terra é o local onde viemos, uma comunidade humana que, com o tempo, tornou-se nosso eu antropocêntrico. Por outro, afastamos-nos da natureza e passamos a construir um pensamento egoísta ao invés de garantir a sobrevivência comum das espécies. Nessa perspectiva, o presente artigo aponta alguns direcionamentos para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e sociais. Torna-se imprescindível considerarmos novas formas de coexistência com a Terra, a partir do exercício da responsabilidade e da cidadania planetária. Somente assim, será possível pensar em uma  proposta para a bom viver.

Biografia do Autor

Wagner Grizorti, Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina pela UNILA. 

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Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos