A EDUCAÇÃO INFANTIL & ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CRIANÇAS PEQUENAS
Resumo
O artigo tem a finalidade de promover reflexões a respeito de conhecimentos docentes necessários no Atendimento Educacional Especializado - AEE na Educação Infantil. O AEE, cuja oferta tem caráter obrigatório em todos os níveis de ensino do país, é previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 como serviço de apoio à inclusão escolar. O conteúdo deste trabalho fundamenta-se na abordagem histórico-cultural como lente basilar de suas análises além de autores como Mendes (2010), Brasil (2008), Vigotsky (2004), dentre outros. A proposta metodológica se efetivou por meio de uma revisão de literatura sobre a temática em questão. Concluiu-se que mesmo com o suporte de políticas nacionais consideradas para inclusão há no âmbito dos saberes/práticas uma demanda de docentes da Educação Infantil da rede pública, que é conceber o AEE como um serviço de apoio à inclusão de crianças alvo da Educação Especial.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).