A EDUCAÇÃO INFANTIL & ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CRIANÇAS PEQUENAS

  • José Carlos de Melo PPGEEB/UFMA
  • Hilce Aguiar Melo Aguiar Melo Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O artigo tem a finalidade de promover reflexões a respeito de conhecimentos docentes necessários no Atendimento Educacional Especializado - AEE na Educação Infantil. O AEE, cuja oferta tem caráter obrigatório em todos os níveis de ensino do país, é previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 como serviço de apoio à inclusão escolar. O conteúdo deste trabalho fundamenta-se na abordagem histórico-cultural como lente basilar de suas análises além de autores como Mendes (2010), Brasil (2008), Vigotsky (2004), dentre outros. A proposta metodológica se efetivou por meio de uma revisão de literatura sobre a temática em questão. Concluiu-se que mesmo com o suporte de políticas nacionais consideradas para inclusão há no âmbito dos saberes/práticas uma demanda de docentes da Educação Infantil da rede pública, que é conceber o AEE como um serviço de apoio à inclusão de crianças alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, PPGEEB/UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ, Mestrado em Educação - Université Du Quebec à Montréal- UQAM - Canadá . É Doutor em Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela PUC-SP , Pós doutorado em andamento na Universidade Católica de Santos - SP - UNISANTOS sob a Supervisão do Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr. Docente do departamento de Educação II na UFMA, Docente do Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente. Atualmente é professor Adjunto IV na UFMA (Universidade Federal do Maranhão - UFMA ). Em São Luis. Foi coordenador de área do PIBID-UFMA/CAPES Pedagogia (05-2010 à 01-2014) e Membro do Núcleo de Educação e Infância da UFMA - NEIUFMA/Tutor do PET Conexões dos Saberes Pesquisas em espaços Sócios pedagógicos (02/2014 a 10/2017) Coordenador Adjunto do CEDEI e Coordenador do Curso de Extensão Docência em Educação Infantil (2013 a 2017). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância & Docência - GEPEID. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e História da UNISANTOS Consultor Ah Doc de vários periódicos nacionais.

Publicado
2018-07-19
Seção
Artigos